sexta-feira, 6 de abril de 2012

PÁSCOA VERDE

Celebre uma Páscoa mais verde com menos impacto ambiental

A Páscoa é um momento para lá de simbólico, seja em função das reuniões familiares, dos saborosos almoços, do seu significado religioso ou dos ovos típicos da época. Como todo evento que está ligado ao consumo, merece um planejamento especial. É possível celebrar uma Páscoa mais verde, com menos impactos ambientais. O Tree Hugger publicou dicas valiosas e escolhemos algumas bem legais para incrementar a sua celebração.
Como toda festa ou reunião, a quantidade de comida precisa ser bem planejada. Vale a ideia de que “é melhor sobrar do que faltar”, mas com moderação. Observe a variedade e leve em consideração o gosto das pessoas que estarão presentes. Um cuidado especial com esse ponto evita desperdícios e alimentos jogados no lixo.
A crença cristã recomenda que as pessoas que comemoram a data não consumam carne vermelha, principalmente na Sexta-Feira da Paixão. Independentemente de sua religiosidade, que tal preparar uma Páscoa vegetariana? A produção de carne gera grande impacto no meio ambiente, e o momento pode ser propício para uma dieta de desintoxicação, com pratos leves e saborosos.
Se Páscoa é sinônimo de ovos de chocolate, que tal confeccioná-los ao invés de comprar? A opção é mais econômica, gera menos impacto no meio ambiente e é mais saudável. A produção industrial ocasiona muitos resíduos, e o transporte da fábrica até a sua mesa consome embalagens e combustíveis. O processo de confecção dos ovos pode ser divertido, e ainda possibilita a criação de unidades personalizadas.
Se cozinhar não for o seu forte, você pode optar por ovos artesanais, vendidos em docerias e confeitarias locais. Assim, você valoriza o comércio local de uma forma saborosa e, por que não?, mais verde.
Além disso, estimule as crianças a valorizar o ato de compartilhar. Elas recebem muitos ovos que muitas vezes  não são totalmente consumidos, indo parar na geladeira ou mesmo no lixo. Antes de abrir um, tenha certeza de que ele será consumido. Oferecer um presente é uma prática que ajuda a fortalecer grandes amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores