quinta-feira, 5 de abril de 2012

6 formas de reutilizar seu lixo eletrônico


O Programa Ambiental das Nações Unidas estima que, a cada ano, entre 20 milhões e 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são despejados em aterros sanitários de todo o mundo. Os resíduos vão desde telefones antigos e televisores a micro-ondas, computadores e muito mais.

Na maioria das vezes, os aparelhos são descartados não porque estão obsoletos, mas principalmente em função das novidades do mercado. E o pior: a destinação é incorreta e substâncias perigosas, como mercúrio e chumbo, são liberadas no solo.
O risco é enorme, pois elas causam doenças respiratórias, câncer, problemas reprodutivos e sérios danos ambientais, como poluição dos lençóis freáticos.
E o que você pode fazer? Criamos a lista abaixo com base nas dicas do site My Life Scoop para ajudá-lo a dar um destino adequado ao seu lixo eletrônico!

1. Doe

Antes de pensar em descartar seus equipamentos antigos, veja se um amigo ou membro da família topa recebê-los. Caso não encontre ninguém, existem diversas instituições que podem fazer bom proveito do que não serve mais pra você. Em várias cidades brasileiras também é comum haver, ao longo do ano, campanhas que recolhem esses materiais com o objetivo de doar para uma família carente ou para uma escola, por exemplo.

2. Venda

Existem diversas empresas que oferecem programas de compra de eletrônicos antigos. A HP, por exemplo, oferece até 200 reais de desconto nos aparelhos usados para os clientes que desejam comprar um produto novo da marca. A tendência é que outros fabricantes também adotem essa prática. Mas quando estão funcionando perfeitamente, é mais vantajoso anunciá-los em sites como o Mercado Livre, Toda Oferta e Buscapé, entre outros.

3. Recicle

Quando os aparelhos estão antigos demais, quebrados ou com defeitos que não valem a pena consertar, a solução é reciclar! Os grandes fabricantes disponibilizam telefone de contato para solicitar a logística reversa do produto. Mas, às vezes, a solução mais prática é buscar um ponto de coleta de eletroeletrônicos na sua cidade. O Banco Santander, por exemplo, disponibiliza coletores nas agências, chamados de Papa-Pilhas, onde é possível descartar pilhas, baterias, celulares, câmeras digitais e outros tipos de eletrônicos. Mas também existem empresas especializadas em reciclagem de eletrônicos, e algumas vão até a sua casa buscar o equipamento por uma pequena taxa. Os moradores de São Paulo contam com um portal bem bacana chamado e-lixo maps, onde podem buscar no mapa o local mais próximo para recolher um determinado tipo de resíduo eletrônico.

4. Faça arte

A criatividade não tem limites. Aqui no Greenstyle já mostramos diversas ideias de artistas inspirados que transformaram sucata eletrônica em arte! Desde peças de computador que viraram maquetes incríveis de cidades até dunas metálicas feitas com 65 mil CDs descartados. Explore seu lado criativo e transforme o seu lixo em algo surpreendente! Só tome cuidado se for soldar alguma coisa. Antes de se aventurar, aprenda a lidar com esse tipo de material – segurança em primeiro lugar!

5. Use pelo maior tempo possível

Sim, resistir às novidades tecnológicas pode ser muito difícil, mas tente não cair em tentação a cada lançamento de um produto. A melhor maneira de reduzir o seu lixo eletrônico é simplesmente usar os seus aparelhos o maior tempo possível. Além de economizar preciosos recursos naturais e reduzir a quantidade de lixo no mundo, você também vai economizar uma quantia considerável de dinheiro.

6. Compre aparelhos mais ‘verdes’

Agora diversas empresas estão produzindo equipamentos com maior preocupação ambiental, como é o caso da Apple. Além de ter eliminado as substâncias tóxicas de seus produtos, a empresa adotou o alumínio e o vidro na composição do Ipad 2 que são materiais que podem ser facilmente reciclados. Também foram usadas telas de LED que consomem 50% menos energia e são isentas de arsênico e mercúrio, ao contrário dos LCDs comuns.
Quantos aparelhos eletrônicos você jogou fora este ano? Deu um destino correto para eles? Conte para a gente!
Pra ter uma ideia de como funciona a fabricação dos eletrônicos, veja esse vídeo de 7 minutos da série “A história das coisas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores