segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que fazer quando encontrar um animal perdido na rua?

Compartilhe

Posts Relacionados


Já aconteceu com você de encontrar um animal perdido na rua? É uma cena relativamente comum nas grandes cidades. Um cão que se perdeu ou foi abandonado pelo dono. É uma situação que requer uma decisão. “Eu vou ajudar?” É crescente o número de pessoas que vêm se movimentando para reduzir o sofrimento de animais sem dono.
O Portal Arca de Noé tem algumas sugestões interessantes. A primeira delas é oferecer água e alimento ao animal perdido, de preferência em um ambiente onde esteja seguro. Se ele demonstrar um comportamento não saudável, é necessário levá-lo a um veterinário e evitar que tenha contato com outros animais. Há protetoras que se aproximam dos animais desconhecidos oferecendo frango cru, mas comida em geral é a melhor forma de se aproximar.
Então, é melhor procurar saber se o bicho tem um dono que está desesperado à sua procura ou se foi simplesmente abandonado. Providencie uma foto e no computador faça um impresso com a imagem, informando o dia em que foi encontrado, tamanho, cor e deixe um telefone de contato que nem precisa ser o seu. Pode ser o de um pet shop próximo à sua casa, local onde você deixaria também um cartaz, pois certamente será onde um dono passará para saber se alguém falou algo sobre ter encontrado um animal perdido.
Caso não apareça um dono e você queira encontrar um para o cão ou o animal que for, entre em contato com o centro de zoonozes ou uma ONG próximos de onde mora.
Na internet, é possível fazer uma busca por “feira permanente de adoção de animais”. Pode haver uma próxima à sua casa e você nem sabe. Há diversas dessas por aí. Existem também sites como o Cachorro Perdido que oferecem cadastros de achados, perdidos e interessados em adotar um bicho.
Anuncie em redes sociais, pois pode haver alguém que esteja querendo ter um amigo de estimação em casa. Se não houver outro jeito, providencie uma casinha improvisada e mantenha-o como “animal comunitário”, que terá de ser castrado. Mas ele poderá ser um cão “da vizinhança”, mesmo sem ter um lar específico, desde que seja alimentado e bem tratado. Há locais que fazem a castração gratuitamente e é importante manter uma plaquinha de identificação no animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores