sexta-feira, 20 de abril de 2012

Frutas vermelhas mantêm o cérebro jovem, afirma estudo


A lista de benefícios obtidos no hábito de consumir frutas é extensa e acaba de ficar ainda maior. Foi publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, da Sociedade Americana de Química, um novo estudo que indica que consumir frutas vermelhas, como morangos, amoras e framboesas, pode trazer benefícios para o cérebro, atenuando os efeitos do envelhecimento. Com o aumento da população idosa no mundo, o estudo surge com uma perspectiva animadora.
De autoria dos pesquisadores Marshall G. Miller e Barbara Shukitt-Hale, da Universidade de Tufts, Boston, o documento concluiu que frutas vermelhas auxiliam na prevenção da perda de memória e do envelhecimento. Além disso, o consumo das frutas traz benefícios para raciocínio, função executiva, orientação espacial e velocidade de processamento.
As frutas vermelhas sempre foram bem mencionadas em função dos efeitos antioxidantes, mas estavam perdendo espaço para novas alternativas, como o açaí. Acredita-se que os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas modificam de forma positiva a forma com que os neurônios se comunicam com o cérebro, evitando inflamações e potencializando assim os resultados motores e cognitivos.
Os autores esclarecem sobre a conclusão do estudo, em declaração ao Tree Hugger: “Além dos conhecidos efeitos antioxidantes, a suplementação alimentar com frutas vermelhas gera efeitos diretos sobre o cérebro. O consumo dessas frutas pode ajudar a prevenir a neurodegeneração decorrente do envelhecimento e alterações nas funções cognitivas e motoras”.  As conclusões da pesquisa foram consolidadas a partir de análises extensas dos efeitos do consumo das frutas sobre células, sobre o organismo de animais e de humanos.
A natureza nos brindou com grande diversidade de frutas vermelhas. Cada uma mais saborosa que a outra. São frutas que podem ser consumidas in natura, em sucos, vitaminas, geleias, bolos, e uma infinidade de receitas. Agora, você tem mais um argumento de peso para incorporar essas deliciosas opções ao seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores