quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jogo da economia energética ajuda a baixar valor da conta


Com a popularização das ideias de conservação ambiental existem cada vez mais formas de exercitarmos a economia energética em nosso cotidiano. Se você é ativo nessa questão, sabe que pequenos hábitos podem fazer a diferença.
Com esse pensamento, experimente manter a panela fechada enquanto cozinha para que não entre vento e o calor e o gás sejam mais bem aproveitados ou limpar o congelador antes que o gelo atinja mais de 3mm, para conservar a eficiência do aparelho.
Para ensinar sobre essas diversas atitudes e escolhas, pesquisadores do Fraunhofen Institute, na Alemanha, desenvolveram o jogo RED (“Renewable Energy Drama”, ou “Drama da Energia Renovável”, em português) que expõe os vilões do consumo em uma casa, propondo comparações entre o gasto de diversos aparelhos domésticos e hábitos cotidianos.

A interface do jogo "O Drama da Energia Renovável", na tradução para o português.
O jogo foi criado levando em conta a realidade vivida pela maioria da população na Alemanha: uma lei de janeiro de 2010 ordena que todas as novas construções e casas possuam medidores automáticos de energia “inteligentes”.
A medida irá incentivar a economia financeira e energética, e o medidor eletrônico passará a ser um componente fixo a mais dentro das casas alemãs. Segundo divulgado no blog Lenovo, uma segunda fase do RED entra no ar no final do ano, com mais informações sobre os medidores de energia inteligentes.
Mesmo sem o jogo é possível colocar em prática algumas medidas que talvez você ainda não tenha percebido a diferença que fazem.
Limpe regularmente aquela grade geralmente empoeirada na parte de trás da geladeira para manter sua eficiência, use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e com água fria para conservar melhor as roupas, dê preferência a eletrodomésticos classificados na Categoria A de eficiência energética pois mesmo que sejam um pouco mais caros, vão durar dez anos e em todo esse período vão consumir menos energia, compre alimentos frescos ao invés de congelados (os congelados gastam dez vezes mais energia para serem produzidos e resfriados) e cozinhe no fogo mínimo (por mais que você aumente o fogo, a comida não irá cozinhar mais rapidamente, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum!). Com o fogo alto, você vai gastar mais gás e pode até queimar sua refeição. Prontos para economizar?

Etiqueta de eficiência energética desenvolvida pelo Inmetro, presente em eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores