quinta-feira, 5 de abril de 2012

ESCOLA VERDE EM BALI

A Indonésia é dona de 13.667 ilhas. No entanto, Bali figura como, possivelmente, o pedaço mais notório do país. Com aproximadamente 3 milhões de habitantes, o trecho de terra vem mostrando esforços para se tornar um ambiente realmente “verde”. Para isso, anda investindo em sustentabilidade. Um bom exemplo do desempenho de Bali nessa área é a Green School, uma espécie de escola sustentável.
Já à primeira vista, a escola entrega que não é uma instituição de ensino tradicional. Mas isso não significa que os estudantes não estejam aprendendo. Além da boa e velha tabuada, eles têm a oportunidade de entender, através da experiência com o espaço, como tornar um ambiente saudável e mais ecológico.
O quadro negro, assim como as cadeiras, mesas e a estrutura principal, são feitos de bambu. A amplitude das entradas do quiosque de estudos, coberto por sapê, permitem a abundância de luz natural no ambiente. Na região, nada de calçadas, pavimentação e petroquímicos no piso. Para completar o cotidiano mais orgânico das crianças que estudam na escola, os banheiros são compostáveis. Ou seja: nada de água na hora da descarga.
Mas nem tudo deu tão certo. As claraboias de borracha e lona foram destruídas em seis meses por conta da ação do sol. Mas já foram substituídas por outras, feitas de plástico reciclável. John Hardy, responsável pela idealização do projeto, faz questão de frisar às crianças que o mundo não é indestrutível, como muitos homens de seu país pensam.
A escola sustentável tem nove hectares e, ainda, um rio que passa pelo terreno. Ao redor da Green Schooll, as pessoas já estão construindo casas, “verdes”, claro, e trazendo industrias não menos sustentáveis. Como adiantou Hardy, a feliz área em Bali está a caminho para tornar-se uma possível comunidade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores