quinta-feira, 5 de abril de 2012

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO: 2 são brasileiras

7 novas maravilhas naturais da Terra: 2 são brasileiras

De que o Brasil é um dos países mais bonitos do mundo, não temos dúvida. Novidade é a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu serem escolhidas entre mais de 1 bilhão de votos como duas das sete novas maravilhas naturais do mundo. A votação foi promovida pela organização ‘new7wonders.com’ e teve o resultado divulgado neste mês.
Foram 440 locais inscritos, de mais de 220 países. Permaneceram 28 e depois 14 finalistas e, finalmente, os sete vencedores, segundo contagem de votos em 11 de novembro (11.11.11). O Brasil é o único país do mundo que tem duas maravilhas naturais escolhidas.

As Cataratas do Iguaçu, com seus 275 saltos ao longo do rio, é considerada a maior cortina de água do mundo e teve candidatura compartilhada com a Argentina. A linha fronteiriça entre os dois países passa pela Garganta do Diabo, o maior de seus saltos. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é oficialmente declarado um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul.
A Amazônia ocupa 5,5 milhões de km² que se espalham por nove países. O Brasil tem cerca de 60% da floresta, e o resto está dividido entre Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Dona da maior biodiversidade do planeta, uma única árvore pode abrigar mais de 1,5 mil tipos de invertebrados, de formigas a aranhas, de lagartixas a besouros. Isso sem falar que ela se desenvolve às margens do Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água e também de comprimento (maior que o Nilo segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
As outras paisagens escolhidas são:
Baía Halong no Vietnã
Parque Nacional de Komodo na Indonésia
Montanha da Mesa na África do Sul
Rio subterrâneo de Puerto Princesa nas Filipinas
Ilha de Jeju na Coréia do Sul
O resultado apesar de ainda não ser definitivo, já trás motivos de comemoração para o Brasil. De acordo com a coordenadora-geral de regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clevia Guerreiro, essa conquista vem somar ao momento positivo que o país vive de exposição mundial com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Isso dá visibilidade para o Brasil e não é só o turismo que se beneficia, mas todas as atividades econômicas que envolvem a belezas naturais”. Os votos serão validados no início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores