quarta-feira, 11 de abril de 2012

Greenpeace lança campanha por desmatamento zero no Brasil


O desmatamento é um dos principais problemas ambientais do Brasil. Por isso, o Greenpeace lançou na cidade de Manaus campanha para a criação de uma lei de desmatamento zero para o país. O evento foi realizado a bordo do navio Rainbow Warrior 3, que visita o país pela primeira vez. A iniciativa tem como objetivo mobilizar as pessoas para o tema e coletar 1,4 milhões de assinaturas.
A organização afirma que alcançar o objetivo não é uma utopia e lembra que o Brasil é uma economia em desenvolvimento, sendo o país que mais exporta carne e o segundo na exportação de grãos em todo o planeta.  Esse patamar foi alcançado simultaneamente aos programas de controle do desmatamento, que obtiveram resultados significativos na última década.
O diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, ressalta em declaração ao Ciclo Vivo que a aprovação da lei colocará o Brasil em uma posição privilegiada de pioneirismo perante outras nações emergentes. “Há vários países do mundo que pararam de desmatar suas florestas faz mais de um século. (…) Há novas potências econômicas surgindo. E, nessa corrida, o Brasil é indiscutivelmente a nação com mais condições de se destacar como a primeira potência econômica e ambiental da história.”
Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace no Brasil, ressalta a importancia da mobilização: “As florestas são parte da identidade do brasileiro. E garantir a sua sobrevivência é garantir nosso bem-estar futuro. Zerar o desmatamento é a forma mais barata e rápida de o Brasil contribuir para a mitigação do aquecimento global.”
O Greenpeace ainda aponta a importância das matas para a manutenção dos ciclos climáticos e das chuvas, fundamentais para as cidades e para a agricultura. Diretor da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adario acredita que a campanha seja uma resposta da sociedade civil às resoluções do debate acerca do novo Código Florestal: “Infelizmente, no debate do Código Florestal, os políticos ignoraram os alertas dos cientistas e os anseios da população. Escreveram um texto que vai contra a preservação florestal”, afirma o diretor ao veículo.
O roteiro do Rainbow Warrior inclui, além de Manaus, escalas nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, onde participa da Rio+20, em junho, e Santos. O navio será aberto para visitação e promete ser um importante chamariz para as urgentes questões ambientais no Brasil e no mundo, começando pela campanha pelo desmatamento zero.
* Com informações de Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores