quinta-feira, 5 de abril de 2012

Evite tecidos sintéticos e reduza a poluição dos oceanos

Roupa suja se lava em casa, mas se ela for sintética, os peixes é que vão pagar o pato. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela American Chemical Society, a lavagem de roupas feitas de tecidos sintéticos está contribuindo com a poluição dos oceanos e afetando a saúde da fauna marinha.
Materiais como viscose, acetato, poliéster, acrílico e nylon são apontados como as principais fontes das partículas poluidoras.
O estudo constatou que quando passam por processos de lavagem, esses tecidos soltam “microplásticos” presentes em suas composições, afetando a integridade de ecossistemas e o organismo dos animais marinhos.
Em 1990, o grupo de cientistas começou a estudar essas partículas e suas possíveis origens. Na pesquisa recém-publicada, eles contam que decidiram coletar microplásticos em praias próximas a estações de tratamento de águas residuais para avaliar se as substâncias encontradas na região marítima eram as mesmas que saíam das máquinas de lavar espalhadas pelas cidades. Entre a composição química das substâncias encontradas, três quartos são de poliéster, e o resto é formado por poliamida, polipropileno e acrílico – o que corresponde à dos tecidos sintéticos.
Dezoito regiões litorâneas de todos os continentes foram avaliadas e os resultados apontaram que, quanto mais povoada era a cidade, mais microplásticos eram encontrados nas praias da região. Ainda segundo o estudo, os tamanhos e formatos das partículas comprovam que eles são resquícios de tecidos sintéticos. Outros experimentos demonstraram que uma única peça de vestuário pode liberar mais de 1.900 fragmentos por lavagem!
Para combater o problema, os pesquisadores sugerem que designers de roupas e fabricantes de máquinas de lavar considerem a importância de novas pesquisas e tecnologias capazes de reduzir as emissões de microplástico nas redes de esgoto – como a ultrafiltração.
Você também pode ajudar optando pelo uso de roupas e lençóis feitos com tecidos de algodão, se possível orgânico, e outras fibras naturais. A Greenstore oferece algumas opções nessa linha, aproveite para conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores