sábado, 21 de abril de 2012

Brasil fica fora de lista dos 10 países de ar mais poluído


Segundo matéria divulgada pela Exame.com, foram listados os 10 países com ar mais poluído no planeta. O Brasil não está entre eles.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a concentração de partículas poluentes na atmosfera ultrapassa em até 14 vezes o nível considerado seguro nessas localidades, matando cerca de dois milhões de pessoas por ano.
Na lista aparecem Mongólia, Botsuana, Paquistão, Dakar (Senagal), Arábia Saudita, Egito, Dubai (Emirados Árabes), Irã, Nigéria (Campo de Petróleo) e Kuwait como os 10 países com o ar mais poluído do planeta.
Para quem vive nos grandes centros urbanos, fica difícil escapar da poluição e dos consequentes problemas respiratórios. É comum que pessoas que moram ou trabalham nessas regiões sintam falta de ar, irritação na garganta e ardência nos olhos.
As chamadas PM10, partículas inaláveis compostas por substâncias como dióxido de enxofre, monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos, ozônio e chumbo, são as principais causas de irritações no sistema respiratório. Em alguns desses países, ultrapassam a taxa permitida, oferecendo grandes riscos à saúde.
Mongólia, Botsuana e Paquistão, por exemplo, são considerados os primeiros da lista com a pior qualidade atmosférica do mundo, segundo a OMS. Na Mongólia, a poluição está ligada ao acelerado processo de urbanização em suas cidades.
Já em Botsuana, a atividade de mineração e as indústrias de fundição e niquelagem de metais são fontes de emissão de dióxido de enxofre, gás que aumenta a acidez da água da chuva. O aumento do uso de veículos nas cidades também contribui. No Paquistão, as causas podem ser a densa massa de poeira no ar e o trânsito caótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores