quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tecnologias limpas...

Compartilhe

Tags

... e você, qual a relação?

Você pode ainda não ter ouvido falar sobre “Tecnologias Limpas”, mas provavelmente estas novas tecnologias já fazem parte do seu dia a dia. E é por causa delas que seremos capazes de transpor vários desafios ambientais que enfrentamos atualmente. Este é um mercado em franco crescimento e que tem atraído altos investimentos, e as razões para isso não são poucas: cenários de escassez e degradação da qualidade dos recursos naturais, ambiente regulatório mais restritivo, pressões do mercado e dos consumidores, entre outros.
Mas afinal o que é uma tecnologia limpa? São novos métodos que promovem o uso mais eficientes dos insumos, apresentam melhor desempenho ambiental se comparados às tecnologias tradicionais e contribuem para uma melhoria da qualidade do meio ambiente de forma geral. Podemos então classificar como tecnologias limpas várias coisas que já estão presentes em nossa vida, ou pelo menos sobre as quais temos ouvido falar bastante nos últimos tempos. Exemplos são a criação de novas fontes de energias renováveis (biocombustíveis, energia solar, eólica), formas de iluminação mais eficientes e ecológicas (lâmpadas LED) ou maneiras de captar e armazenar a água da chuva para promover a sua reutilização.

As tecnologias limpas e você
Mas segundo o Diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, as tecnologias limpas (também chamadas de clean tech) não se referem somente a soluções de engenharia, abrangendo também “tecnologias mercadológicas, sociais e de gestão.1 Um bom exemplo é a logística reversa, aquela que torna fabricantes responsáveis pelo seu produto mesmo após o seu uso, obrigando-os a implementar ações para o seu recolhimento e encaminhamento para a disposição adequada do resíduo. Hoje isso já é obrigatório para o segmento de agrotóxicos (embalagens usadas) e de pneus. E, com a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o será também para os setores de pilhas e baterias, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos.
Mesmo que você ainda não conheça muito sobre essas novas tecnologias, uma coisa é fato: elas são fundamentais para que tenhamos um futuro melhor.
Letycia Janot (letyciajanot@iterconsultoria.com.br) e Maria Fernanda Franco (mffranco@iterconsultoria.com.br) são consultoras em sustentabilidade, sócias da Iter Consultoria (www.iterconsultoria.com.br) e fundadoras da ONG Igtiba, que promove o consumo responsável tendo como principal projeto a iniciativa Água na Jarra (www.aguanajarra.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores