quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jornal vira biocombustível para carros graças a bactéria


Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, descobriram uma bactéria que transforma celulose, a matéria-prima do papel, em butanol, um biocombustível para carros. Eles garantem que este é mais eficiente do que o etanol na substituição à gasolina.
A bactéria, classificada como TU-103, seria a primeira conhecida capaz de produzir o butanol na presença de oxigênio, diretamente da celulose, “o mais abundante material orgânico do planeta, presente em todas as plantas verdes”, afirmou o pós-doutor Harshad Velankar, do laboratório da universidade. Segundo ele, apenas nos Estados Unidos, ao menos 323 milhões de toneladas de materiais à base celulose que poderiam ser utilizados são descartados por ano.
Há outras bactérias que produzem o butanol, mas as exigências para que seja criado um ambiente livre de oxigênio encarece o processo.
A bactéria TU-103 foi identificada em fezes de animais e cultivada em laboratório para que o método de produção do butanol fosse desenvolvido. A patente está sendo requerida.
Segundo divulgado, o butanol é superior ao etanol por ser menos corrosivo e oferecer mais energia quando queimado pelo motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores