sábado, 21 de abril de 2012

Dia Mundial da Água: Greenvana apoia a Água na Jarra

O Dia Internacional da Água foi estabelecido em 1992, na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) e é comemorado anualmente em 22 de março, como forma de chamar a atenção para a importância da água e promover o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. O primeiro Dia Mundial da Água foi comemorado em 22 de março de 1993.
As campanhas da ONU têm temas diferentes em cada ano. O tema da campanha de 2012 é “Água e Segurança Alimentar” e busca chamar a atenção para o uso da água como recurso fundamental no cultivo da nossa comida.
A metodologia da “pegada hídrica” permite o cálculo do total de água gasto para que determinado alimento chegue à nossa mesa (água virtual), desde o preparo do solo, irrigação, transporte e beneficiamento. Podemos assim medir o gasto total de água que foi “incorporada” em vários tipos de alimentos, mostrando que nossa dieta tem grande impacto sobre os recursos hídricos.
O tema da água e sua relação com a nossa dieta alimentar é muito importante, já que o maior uso da água é justamente no setor da agricultura. No Brasil, aproximadamente 70% da água doce que consumimos é destinada a esse fim!
Este conhecimento nos alerta para o fato de que o bom gerenciamento dos nossos hábitos alimentares dá uma grande contribuição para o melhor uso da água doce, esse recurso tão importante para nós, que cada vez mais deve ser valorizado e usado com sabedoria.
Algumas ações propostas pela ONU em sua campanha, são:
  • Consumir produtos que sejam menos intensivos em uso de água;
  • Produzir mais comida, de melhor qualidade e com menor quantidade de água;
  • Seguir uma dieta mais saudável;
  • Reduzir as perdas de alimentos, pois estima-se que 30% de nossa comida é desperdiçada mundialmente.
Acreditamos que gestos simples podem fazer grande diferença para o consumo responsável da água. O combate ao desperdício de alimentos promovendo seu melhor aproveitamento por meio da utilização integral e de partes geralmente descartadas na culinária tradicional pode ajudar a reduzir o desperdício de comida e consequentemente da água gasta para produzi-la.
Para saber mais e ver sugestões de receitas criadas por chefs de cozinha participantes da Iniciativa Água na Jarra dentro do conceito de utilização integral dos alimentos, clique aqui.
*Letycia Janot Maria Fernanda Franco são consultoras em sustentabilidade, sócias da Iter Consultoria e fundadoras da ONG Igtiba, que  promove o consumo responsável tendo como principal projeto a iniciativa Água na Jarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores