quarta-feira, 4 de abril de 2012

A internet pode diminuir sua pegada ecológica – Parte 2

Você já conferiu algumas dicas sobre como a internet pode ser uma ferramenta eco-eficiente quando aliada à redução do consumo de combustíveis fósseis e ao uso de papeis. Fazer tarefas cotidianas usando a rede também significa economizar tempo para se dedicar a outras atividades. Continuamos agora essa lista, que tem como objetivo conscientizar sobre a diminuição de sua pegada ecológica.
Quando for viajar, organize seu próprio guia de viagem:
Guias de turismo são muito bons e interessantes, não é verdade? Mas já pensou como dificilmente usamos todas as informaçõesdisponíveis? Nesse caso, existem muitos blogs e revistas online que fornecem igualmente dicas e endereços de bares, restaurantes e hotéis, já com as opiniões de quem foi ao local recentemente.
A sugestão é que você anote as dicas que realmente lhe parecerem úteis e viáveis. Quem costuma ter um caderninho para fazer seu “diário de viagem” já tem onde reunir todas as informações.
Quanto à localização geográfica, a popularização do GPS até mesmo no celular é capaz de substituir o uso de grandes e detalhados mapas.
Prefira os catálogos telefônicos digitais
As tradicionais listas telefônicas, com aquelas centenas de páginas, já não soam mais muito “modernas”, não é mesmo? Então, se for possível, procure o telefone de serviços ou pessoas por meio de catálogos telefônicos digitais. Os mesmos serviços são oferecidos por telefone ou internet – e sem precisar derrubar nenhuma árvore para isso.
Leia livros eletrônicos
E-books são livros digitais que podem ser visualizados ou baixados no seu computador. O conteúdo é o mesmo do do livro tradicional, e a grande diferença é que não exigem recursos naturais para sua fabricação, como a celulose e a tinta para a impressão. Já é possível encontrar inúmeras obras dos mais variados temas com download gratuito na internet.
Evite os spams
Apesar de não pensarmos muito no impacto do lixo eletrônico, saiba que ele não só ocupa espaço na rede, mas também gasta energia desnecessária. Segundo o site EcoDesenvolvimento, uma pesquisa feita por uma empresa de softwares detectou  que a circulação dessas mensagens consome cerca de 33 bilhões de kilowatts hora por ano, o suficiente para suprir 2,4 milhões de casas com energia elétrica no mesmo período. Por isso, nunca envie esse tipo de mensagem para os seus contatos e sempre utilize um serviço antispam, que filtra os e-mails indesejados.
Seja um ativista virtual
Atualmente, as redes sociais já são ferramentas importantes na organização de reuniões  e passeatas. Muitos grupos de discussão online no Facebook e demais redes sociais, instituições como o Greenpeace e fóruns como o da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA)  geram esclarecimentos sobre questões ligadas ao meio ambiente e até mesmo influenciam os administradores que tratam dos temas. Por isso, assine as petições, divulgue nas redes sociais e apoie os movimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores