quarta-feira, 4 de abril de 2012

Esferas potencializam captação da energia solar


A energia solar está intimamente ligada com o presente e o futuro. Sendo uma das principais energias limpas, o produto está cada vez mais se tornando acessível em suas diversas formas e procurado para fins residenciais e industriais.
O captador solar mais conhecido e lembrado é o que possui formato plano. Foi o que se consolidou primeiro no mercado e por isso é o mais usado. Mas quando se trata de eficiência, o modelo mais recente lançado no mercado figura como uma alternativa melhor. Os captadores solares esféricos chegam para mudar o conceito de aproveitamento da energia solar.
O Sphelar, fabricado pela empresa japonesa Kyosemi, surgiu para aumentar a eficácia na coletagem da luz solar. Os painéis planos captam a luz enquanto ela incide diretamente sobre eles e sua eficiência varia de acordo com o ângulo resultante da posição da Terra em relação ao sol, o que varia entre os meses.
Já com a esfera coletora isso é diferente, segundo o fabricante. Ela contém pequenas células solares, com aproximadamente 1,8 mm, distribuídas em diversos ângulos. São fabricadas a partir do derretimento de silício, formando gotas uniformes, minimizando o desperdício de matéria prima. O conjunto pode apresentar eficiência de 20% superior em relação às placas planas.
A energia solar é uma realidade que ajuda a reduzir a dependência de usinas termo-elétricas, nucleares e hidrelétricas. A tendência é que pesquisadores desenvolvam sistemas mais e mais eficientes e baratos para aproveitar o potencial energético do sol.


* Com informações de Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores