segunda-feira, 2 de abril de 2012

Construção sustentável reduz custos com passar do tempo

Nossas cidades e construções são as grandes reponsáveis pelo consumo excessivo de água, energia e materiais em geral. De acordo com o Worldwatch Institute, a construção de edifícios consome cerca de 40% das pedras e areia utilizadas no mundo por ano e é responsável por 25% da extração de madeira.
Por isso, a sustentabilidade tem assumido cada vez mais importância no cenário da construção civil. O conceito de construção sustentável baseia-se na criação de soluções para os principais problemas ambientais causados por esse setor, sem renunciar à tecnologia e ao conforto.
Porém, para a construção sustentável virar um hábito, é necessário acabar com alguns mitos. O principal está relacionado ao custo desse tipo de obra. O preço de implementação de alguns sistemas ecológicos é, em média, 10% mais alto. Mas, segundo o estudo inglês Costing Sustainability (Custo da Sustentabilidade), a utilização de estratégias avançadas de sustentabilidade pode até reduzir custos.
Segundo a Associação Nacional de Arquitetura Sustentável (ANAB Brasil), a cada US$ 1 investido na construção de edifícios sustentáveis, voltam US$ 15 em 20 anos.
Um sistema de aquecimento solar pode ser pago, pela economia que gera, com apenas um ano de uso. Edifícios que empregam sistema de reuso de água podem ter uma economia de 35%.
Além disso, estudos comprovam aumentos na qualidade de vida, na saúde e na produtividade dos moradores e usuários de locais sustentáveis. Os ocupantes de escritórios em edifícios verdes são de 2% a 16% mais produtivos, por exemplo. Se preocupam com detalhes que fazem a diferença.
Hoje, a construção sustentável é um diferencial, mas em breve ela será um requisito. Afinal, só traz benefícios para as pessoas e para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores