quarta-feira, 4 de abril de 2012

As melhores cidades do mundo para se pedalar - O RIO DE JANEIRO É UMA DELAS.

O uso de bicicletas como meio de transporte pode ser uma das soluções para muitas cidades congestionadas pelo excesso de carros. O problema é que nem todas possuem condições ideais para que seu uso seja incentivado.
Uma empresa dinamarquesa especializada em planejamento ciclístico fez um ranking das melhores cidades do mundo para se andar de bike. De 80 cidades avaliadas, o Índice Copenhagenize indicou as 20 melhores com base em critérios como infraestrutura, políticas de incentivo, programas de aluguel, segurança e planejamento urbano.
Veja a lista das 5 melhores cidades para se pedalar:

1. Amsterdã

Não é surpresa encontrar a capital holandesa em primeiro lugar, já que metade de seus habitantes se locomovem em bicicletas. Desde a década de 1970, a infraestrutura da cidade conta com ruas adaptadas para o tráfego das bikes, com ciclovias, corredores compartilhados, postos de aluguel e até sinais especiais. “Este é o único lugar do planeta onde o medo associado ao ciclismo é inexistente.” – diz um trecho da avaliação.

2. Copenhague

A capital dinamarquesa sempre foi referência mundial por sua cultura de bicicletas, sendo o principal meio de transporte para 40% da população. Ganhou pontos por suas inúmeras iniciativas e projetos de incentivo, além de ser a primeira cidade do mundo a ter um sistema público de compartilhamento de bicicletas.

3. Barcelona

Há cinco anos, os investimentos em infraestrutura e programas de aluguel estão impulsionando o uso das bikes em Barcelona. Destacou-se pela implementação de zonas com limite de velocidade de 30km/h, trazendo bons resultados na questão da segurança a pedestres e ciclistas.

4. Tóquio

Na capital japonesa, a bicicleta já é bem aceita como meio de transporte. O grande destaque foi o estacionamento subterrâneo para mais de 9 mil bicicletas, perto de uma estação do metrô. Por um elevador especial, você consegue pegar e guardar sua bike em menos de 30 segundos.

5. Berlim

A capital da Alemanha tem a grande vantagem de ser uma cidade plana, facilitando o trânsito dos ciclistas. O governo vem trabalhando em campanhas de incentivo e na transformação de galpões abandonados em estacionamentos exclusivos para bicicletas.
A cidade do Rio de Janeiro também aparece no ranking, em 18º lugar. Segundo o índice, o Rio possui uma boa infraestrutura de ciclovias desde 1992, mas precisa rever o limite de velocidade de suas ruas para aumentar a segurança dos ciclistas. “O que o Rio fizer para melhorar a infraestrutura ciclística até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, vai determinar o futuro das bicicletas na cidade. O mundo está de olho, Rio. Faça a coisa certa.” – aparece em um trecho do relatório.
Numa entrevista ao jornal “O Globo”, o diretor da ONG Transporte Ativo, Zé Lobo, diz que a infraestrutura da cidade deve ser aprimorada não para promover o uso, mas para proteger quem já usa. Segundo ele, o maior desafio é educar ciclistas, pedestres e motoristas para ordenar o caos do trânsito carioca. “A rua é um espaço de todos, e todos têm o mesmo direito. Hoje, é um lugar de disputa, todo mundo quer chegar primeiro. É um lugar de conflito e não de convivência.”, lamenta.
As outras cidades listadas no ranking foram: Munique, Paris, Montreal, Dublin, Budapeste, Portland, Guadalajara, Hamburgo, Estocolmo, Helsinque, Londres, São Francisco, Viena e Nova York.

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