segunda-feira, 2 de abril de 2012

Arquitetura sustentável é premiada com 500 mil dólares


A mãe do aclamado edifício “Torre de Água de Chicago” (Aqua Tower) foi premiada com 500 mil dólares pela MacArthur Foundation por aliar eficiência energética e estética arquitetônica nos mais de 80 andares do empreendimento.
Jeanne Gang criou o que é considerado o mais alto edifício já desenhado e construído por uma mulher, com 262 metros de altura, e vem sendo seguidamente premiada.


Uma das marcas da construção, a eficiência energética do edifício é alcançada com “sistemas de reaproveitamento de chuva e economia no consumo de energia e emprego de vidros porosos resistentes ao calor”, segundo a MacArthur Foundation.
As varandas curvas, com medidas diferentes em cada andar, aumentam a área de sombra. O telhado verde do “Aqua” é considerado o maior de Chicago, com 7,4 mil metros quadrados, e ajuda a melhorar o desempenho térmico da obra, certificada pelo LEED como edifício sustentável.

Para o melhor uso da água, o jardim suspenso é molhado por gotejamento e a água escorre para ser reaproveitada. Na garagem, há uma estação pública de recarga de veículos elétricos. Não é pouco.
A natureza seria responsável pelo desenho curvo pouco convencional do edifício. A inspiração teria vindo de pedras calcárias desgastadas pela natureza, muito comum no Lago Michigan, que pode ser visto pela janela.

Filha de um engenheiro civil, Jeanne Gang viajou muito durante a infância, conheceu pontes e estradas e se inspirou também conhecendo o Grand Canyon. Todas as referências resultaram em um edifício de 308 milhões de dólares (cerca de 520 milhões de reais).


Em sua imensidão, conta com apartamentos para aluguel, condomínios, escritórios, hoteis e, claro, lindas coberturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores