segunda-feira, 2 de abril de 2012

A energia renovável está na casa do cidadão comum

Uma estatística divulgada pela empresa Wind-Works aponta uma faceta admirável da saga alemã em direção à sustentabilidade integral: 51% de toda a energia renovável gerada no país está em fazendas ou casas de cidadãos comuns.
Essa parcela é responsável por um investimento privado de 100 bilhões de dólares em energia limpa. No total, existem aproximadamente 17 GW de potencial voltaico instalados na Alemanha, em contrapartida aos 3,6 GW nos Estados Unidos, para se ter uma base de comparação.
O país germânico já produz 20% de sua eletricidade por meios renováveis, e esses dados vêm mostrar que grande parte desse poder conta com a iniciativa e ajuda direta da população. Você pode ver um exemplo de condomínio solar aqui.
O movimento também significa uma mudança democrática no controle de recursos e uma quebra na maneira como a eletricidade e a energia vêm sendo produzidas no último século.
A geração descentralizada e coletiva de energia também esboça uma volta à regionalização das atividades econômicas, já que os habitantes de diversas cidades alemãs estão autorizados a vender seu excedente de energia a vizinhos e à própria rede pública. Um belo exemplo, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores