domingo, 1 de abril de 2012

O que podemos aprender sobre o planeta com as plan...

É comum ouvir, principalmente nos grandes centros urbanos, pessoas que clamam pelo plantio de mais árvores. Mas que cidades nós estamos oferecendo para elas? Talvez seja útil refletir sobre a dinâmica das platas para aprender sobre o planeta para termos uma referência natural a respeito de como sermos sustentáveis.
As plantas possuem os melhores dispositivos de autopreservação do planeta. Pequenas rotinas garantem vida longa e reprodução contínua a elas. O sistema de coleta de energia é um dos mais interessantes que existem. Elas aproveitam as fontes de energia disponíveis e só gastam aquilo de que realmente necessitam. Essa característica está diretamente ligada à capacidade de adaptação das plantas. Um sistema perfeito, que nós poderíamos incorporar ao nosso cotidiano. O planejamento para aproveitar e não desperdiçar oferece um futuro mais promissor para nossas cidades.
Ir em direção à luz. Provavelmente você já escutou esse termo. É o que a planta faz na prática. Não importa se o ambiente é hostil ou pouco funcional. A busca pela melhor posição é prioridade. Ensinamento que poderia ser compreendido mais facilmente pelos indivíduos, muitas vezes tão paralisados nos momentos de crise que sequer conseguem enxergar as janelas que se abrem aos seus lados.
As plantas são estruturas que impressionam pela harmonia e pela beleza que explicitam. São diversas formas, cores, texturas e odores que aumentam a sua versatilidade. Precisamos parar e olhar para as nossas cidades e procurar compreender se estamos vivendo em um ambiente saudável. Além desse olhar sobre nosso ambiente, precisamos parar de degradá-lo. Imagine se as plantas iriam poluir o solo em que crescem? Esse é um ponto básico para o aumento da qualidade de vida.
É hora de refletirmos sobre nós mesmos para começarmos a pensar sobre como minimizar nosso impacto ambiental. As plantas fazem melhor, mas podemos fazer de forma eficiente, também.
* Com informações de Tree Hugger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores