quinta-feira, 7 de junho de 2012

Senado Federal amplia áreas destinadas a parques nacionais



Por Valmir Storti Nenhum Comentário
Nos últimos dias de maio, o Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão 12/2012, alterando os limites dos Parques Nacionais da Amazônia, dos Campos Amazônicos e Mapinguari; das Florestas Nacionais de Itaituba I, Itaituba II, do Crepori e do Tapajós; e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós.
Serão acrescentados 126.553 hectares em unidades de proteção integral (parques nacioais) e retirados 74.781 hectares de unidades de uso sustentável (florestas nacionais e APAs). A aprovação ocorreu para que fossem destinadas terras que serão alagadas para viabilizar o funcionamento de usinas hidrelétricas, segundo divulgou a Agência Senado. Também se busca fazer a regularização fundiária de famílias que vivem em áreas sob proteção.
Apesar da ampliação no total das áreas protegidas em 51.772 hectares, segundo o texto aprovado, o Parque Nacional Mapinguari perdeu 8.470 hectares. As Florestas Nacionais de Itaituba I e II perderam 7.705 hectares e 28.453 hectares, respectivamente. A Floresta Nacional do Crepori perdeu 856 hectares, e a APA do Tapajós, 19.916 hectares.
A Floresta Nacional do Tapajós foi reduzida em 17.851 hectares para a regularização de duas comunidades no Pará.
*Informações Agência Senado e Ecodebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores