terça-feira, 26 de junho de 2012

Ilustração compara quantidade de água existente no planeta



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Já parou para pensar em quanta água existe na Terra? A fantástica imagem feita pelo pesquisador Jack Cook, do Woods Hole Oceanographic Institution, representa em uma bolha, o cálculo aproximado da quantidade de água que existe no planeta.
Apesar de dar a impressão de ser uma pequena esfera, se fosse real, teria 1386 quilômetros de diâmetro, o equivalente a um volume total de 1.386 milhões de quilômetros cúbicos. A quantidade de água é tão grande que para se ter uma ideia, um quilômetro cúbico equivale a 1 trilhão de litros de água.

O real problema é que apesar de haver muita água, cerca de 96% dela é salgada ou não-potável, contando com toda a água existente seja na superfície, no subsolo, nos oceanos, em icebergs e até no organismo dos seres vivos.
Os oceanos ganharam destaque em discussões na Rio+20, o que pode ser um bom sinal para o futuro desse bem tão importante para a vida na Terra.
Vale lembrar que a esfera d´água representada na imagem é tão pequena em comparação com a Terra porque apesar de cobrir a maior parte da superfície, ela é apenas “uma fina camada” em comparação com o tamanho do planeta.
*Informações Revista Época Online – Blog do Planeta
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores