quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cerca de 1,3 bilhão vão se beneficiar com a economia verde



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
A Rio+20 traz boas notícias. Segundo o relatório Construindo uma Economia Verde Inclusiva para Todos, lançado em cúpula da Rio+20, cerca de 1,3 bilhão de pessoas podem sair da pobreza se uma transição para um novo modelo econômico for feita. A miséria no Brasil ainda é preocupante, mas a economia verde pode mudar essa história, além de pensar em melhores efeitos para o meio ambiente.


Adotar práticas sustentáveis na economia tem funcionado em países mais e menos desenvolvidos. A melhora está sendo importante para a sustentabilidade ambiental, o crescimento econômico, os recursos naturais e a inclusão social nessas localidades.
O relatório deixa claro cinco fatores importantes para a construção de uma economia verde que devem ser levados em consideração, como políticas sociais econômicas nacionais, direitos e capacitações locais, mercados verdes inclusivos, políticas e suporte para a harmonização internacional e novos parâmetros para medir progresso.
Manish Bapna, presidente em exercício do Instituto de Recursos Mundiais, que coordenou o estudo, diz que a mudança para uma economia verde não é fácil e é preciso ter uma política governamental inteligente aliada a uma liderança forte para dar certo.
Alguns países em desenvolvimento como a Etiópia e a Mongólia são citados como exemplo de sucesso na transição, graças a projetos de energia eólica que podem aumentar a capacidade energética do país e ainda fornecer energia limpa para países próximos.
*Informações Veja Online
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores