domingo, 3 de junho de 2012

Jardim hidropônico fornece alimento até para astronautas



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
A invenção do estúdio DesignLibero pode revolucionar o fornecimento de alimentos para astronautas em missões espaciais mais longas. A chamada “roda verde” abriga um incrível jardim hidropônico rotativo que seria a fonte principal de alimentos saudáveis como ervas frescas e verduras para esses exploradores do espaço. E foi baseada em uma das muitas ideias oferecidas pela NASA, mas que  tiveram restrições de orçamento e acabaram sendo descartadas.
O estúdio de Milão, Itália, combinou a sua experiência em design de interiores, arquitetura de produto e design gráfico para criar um objeto único. Mesmo que não seja usado no espaço, o jardim hidropônico permite produzir uma variedade de produtos agrícolas em sua própria casa, ocupando uma área bem menor do que seria necessário para uma plantação linear.
Desenvolvida para ser usada no espaço, a invenção buscava reduzir também o consumo de energia para a geração de luz, e a colocação da lâmpada LED no centro da “roda verde” potencializou o aproveitamento da luz gerada.
O efeito da gravidade ainda ajuda a otimizar a produção de ervas e vegetais. Sem falar que sua superfície externa sólida esconde um motor que faz com que a roda esteja sempre em movimento. Inclui um reservatório de água e também um sistema automático para a irrigação.
Dentro da tampa da roda , existem vários vasos, cada qual contendo fibra de coco, perfeito para fornecer suporte para a planta e suas raízes. O jardim hidropônico ainda pode ser controlado por meio de uma interface intuitiva gerenciada por smatphones ou tablets. Incrível, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores