quarta-feira, 13 de junho de 2012

Índice de desmatamento da Amazônia é o menor dos últimos 23 anos



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou na terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, estudo que mostra que a Amazônia Legal apresentou os menores índices de desmatamento dos últimos 23 anos. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Os registros anunciados foram levantados entre agosto de 2010 e julho de 2011.
De acordo com o estudo, a região teve 6.418 quilômetros quadrados desmatados no período. A redução em 2011 foi de 8% em comparação ao mesmo período em 2009 e 2010. “Representa a metade do que foi medido em 1992 e um terço a menos do que em 2004”, disse a ministra Teixeira à revista Veja.
O anúncio, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, foi trabalhado pelo governo como evento simbólico de abertura da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.
A presidente aproveitou para anunciar um pacote de medidas de reforço para as políticas nacionais de proteção ambiental, com destaque para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema, que terá como uma de suas atribuições evitar e intermediar conflitos na região, que abrange 247 municípios entre os estados de São Paulo e Paraná. Outras ações estão na pauta, como o fechamento  dos lixões espalhados pelo país.
Dilma aproveitou o evento para fazer apelo aos países para não usarem a crise financeira internacional como justificativa para interromper o investimento no desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 não contará com chefes de estado de peso, como o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a chanceler alemã Angela Merkel , que apontaram a crise atual como determinante para manterem o foco em problemas internos de seus respectivos países.
Veja abaixo o gráfico com a evolução do desmatamento ao longo dos últimos 23 anos:
* Com informações de Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores