terça-feira, 1 de maio de 2012

2012 será o início de um novo tempo no planeta?

e um novo tempo no planeta?


O ano de 2012 é mais um que iniciou-se ameaçado por profecias apocalípticas. Assim como na virada do milênio e em outros momentos da nossa história recente, paira em algumas pessoas o medo, mesmo que disfarçado de curiosidade.
A profecia Maia, na qual 2012 seria o fim dos tempos, já gerou até filme. Na obra “2012”, as perspectivas não são nada animadoras. Mas se interpretarmos a profecia, podemos ter uma outra percepção. Por que não ver o “fim dos tempos” como o fim de uma era de ignorância, desperdício e desrespeito, e concomitantemente, o início de um novo tempo, no qual o homem pensará na sua relação com a natureza de uma forma mais madura e responsável?
Mas o que justificaria um colapso? Não paramos para pensar, mas além de projetar o fim, trabalhamos em seu favor em silêncio. A natureza ao nosso redor é generosa e exuberante, temos tudo nas mãos para prolongarmos a nossa estadia no planeta, mas colapsos financeiros, crises energéticas e mudanças climáticas drásticas decorrentes de nossos hábitos reforçam os argumentos dos mais pessimistas.
Um dos indícios de que o tema assombra o nosso imaginário é como a mídia tem trabalhado essa questão. Estamos passando por uma febre zumbi na mídia, com séries de televisão e filmes. E a paranoia é tão intensa, ou tão rentável em termos de mídia, que até um ousado Guia para o apocalipse zumbi foi publicado pelo Centers for Disease Control And Prtevention, dos Estados Unidos, com o argumento de que quem estiver preparado para um apocalipse zumbi, está pronto para qualquer tipo de intempérie.
Estamos vivendo em tempos difíceis? Realmente é possível que o momento não seja o mais otimista. Mas será que estamos no período mais sombrio?
Um perfil do Twitter pode nos ajudar a achar as respostas para todos os questionamentos sobre o momento. O @RealTimeWWII, que é traduzido no Brasil pelo perfil @2aGM_TempoReal, conta com detalhes os dias difíceis da 2ª Guerra Mundial. Funcionando como uma espécie de diário, como se o conflito estivesse rolando nos dias de hoje, o perfil mostra o que é realmente um momento difícil e como um novo tempo de dias melhores parecia ser uma utopia distante.
O momento atual pode ser tema de tweets dentro de décadas. Quem sabe… Se isto ocorrer, quer dizer que teremos passado muito bem por esta fase!
* Com informações de Mother Nature Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores