quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fruto da Amazônia contra falta de energia elétrica


Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) tem como base a utilização de um abundante fruto da Amazônia para servir como matéria-prima na fabricação de biodiesel, que será utilizado para suprir o déficit de energia da região.
O óleo do tucumã, fruto usado na culinária, servirá como base para o projeto. Não é raro a natureza nos ofertar com soluções para os mais diversos problemas.
O combustível é obtido por meio de um processo químico e se mostra vantajoso pelo fato de a sua palmeira fornecer o fruto durante todo o ano. De acordo com o Inpa, com cada palmeira produzindo cerca de 130 frutos, sua utilização beneficiaria cerca de 500 comunidades do Amazonas que sofrem com a falta de energia elétrica.
Além disso, a iniciativa contribuiria para a eliminação dos resíduos do tucumã, problema ambiental que já chama a atenção na capital do estado do Amazonas.
O pesquisador Sérgio Nunomura, pesquisador do instituto, ressalta a importância da iniciativa ao Globo Natureza: “(A falta de energia elétrica) É um dos principais empecilhos para melhorar o índice de desenvolvimento humano da população do estado. Sem energia, não tem como preservar o alimento, fica difícil o acesso à educação e à comunicação. [O óleo de tucumã] seria uma alternativa natural ao problema”.
Apesar de estar comprovado que a tucumã pode virar biodiesel e gerar energia, o projeto ainda não foi implementado, uma vez que ainda precisa passar por alguns testes. A perspectiva de melhorar a qualidade de vida de comunidades isoladas, de uma forma menos impactante ao utilizar como recurso o fruto da Amazônia, entusiasma o meio científico e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores