domingo, 27 de maio de 2012

DOCE VENENO - CICLAMATO DE SÓDIO - QUANTO MAIS ZERO... PIOR

Ciclamato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ciclamatto de sódio Alerta sobre risco à saúde
Sodium-cyclamate-2D-skeletal.png
Outros nomes Ciclohexilsulfamato de sódio
Identificadores
Número CAS 139-05-9
PubChem 23665706
Propriedades
Fórmula molecular NaC6H12SNO3
Riscos associados
Frases R -
Frases S -
LD50 17.000 mg·kg−1 (Camundongos, via oral)[1]
Compostos relacionados
Outros catiões/cátions Ácido ciclâmico
Excepto onde denotado, os dados referem-se a materiais sob condições PTN Referências e avisos gerais sobre esta caixa. Alerta sobre risco à saúde.
Ciclamato de sódio ou 'N-ciclo-hexil-sulfamato de sódio é um composto químico com fórmula Na(C6H11NHSO2O). É inodoro, solúvel em água, álcool e propilenoglicol.

Índice

 [esconder

[editar] Usos

É usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, e na indústria farmacêutica. É numerado como aditivo alimentar com o Número E "E952". É mais estável que o aspartame e a sacarina, podendo por isso ser levado a altas e a baixas temperaturas.

[editar] Histórico

Foi descoberto em 1937 por Michael Sveda, aluno de graduação da University of Illinois, Estados Unidos, que casualmente descobriu seu sabor adocicado, 30 vezes mais doce que a sacarose, sem o sabor amargo posterior e residual da sacarina. Foi adicionada como substância segura pelo Food and Drug Administration (FDA) em 1959. Mas foi retirada da lista em 1969. Conforme consta no site do FDA: procure por sodium cyclamate em Food Additive Status List (em inglês) e em EAFUS: A Food Additive Database (em inglês).

[editar] Questões médicas

Esta substância era usada no Japão como um adoçante artificial ("chikuro") até ser banida em 1969, graças ao trabalho de Kojima e Ichibagase, na década de 60, apresentaram publicações em que confirmavam ciclamato de sódio (e portanto, igualmente o de potássio) não era eliminado plenamente, mas é metabolizado como ciclohexilamina, uma substância carcinogênica. O ciclamato, associado à sacarina na proporção 10:1, até então consumido em grandes quantidades nos EUA, foi interpretado pelo FDA como indutor de câncer de bexiga em ratos. Posteriormente a estes estudos, o US Department of Health, Education and Welfare proibiu seu uso nos EUA em 1969, quando apresentou-se que este composto não possuía qualquer valor no tratamento da obesidade ou diabetes Apesar destas pesquisas e decisões, o World Health Organization's Joint Expert Committee on Food Additives em 1977 aprovou o ciclamato de sódio como adoçante em alimentos e bebidas. Contudo, os americanos continuam com a proibição. O uso do ciclamato de sódio é liberado em mais de 55 países, incluindo Brasil, Alemanha, Finlândia, Paquistão, África do Sul, Suíça e Canadá. Os ciclamatos, quando ingeridos em grandes quantidades, produzem diarréia em humanos.

Referências

[editar] Ver também

2 comentários:

  1. NOSSA,EU FAÇO USO DE ASSUGRIM HA VARIOS ANOS...SEM MESMO TER ALTERAÇÕES NA GLICEMIA.....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores