sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma veta 12 artigos do novo Código Florestal


Foi confirmado hoje à tarde o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao texto do novo Código Florestal. A presidente vetou 12 artigos dos 84 formulados no texto aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados. Dilma excluiu trechos que abriam margem para a anistia de desmatadores irregulares, como o trecho que isentava de punição aqueles que desmataram depois de julho de 2008.
Para impedir vácuos legais decorrentes do corte de artigos, o governo fará ajustes por meio de uma medida provisória. No total foram 32 modificações no texto original, com cinco novos artigos e 13 adequações de conteúdo. A medida seguirá para a Câmara.
O veto foi divulgado em pronunciamento oficial pelos ministros Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, Gilberto José Vargas, do Desenvolvimento Agrário e Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura.
O Código Florestal regulamenta a forma como a terra pode ser explorada, estabelecendo onde a vegetação nativa deve ser mantida e onde pode haver diferentes tipos de produção rural. O Código que está em vigor atualmente é de 1965, com modificações inseridas ao longo do tempo. Por isso, houve a proposta de uma adequação à atual realidade do Brasil com objetivo também de proteger a vegetação ainda existente freando desmatamentos. Os debates sobre a necessidade de um novo código foram iniciados no ano de 1999.
O “Veta, Dilma”, tomou as redes sociais e teve adeptos como a atriz Camila Pitanga, que fez uma quebra de protocolo em cerimônia oficial para fazer, sob aplausos, o pedido diretamente à presidente Dilma Rousseff.
Você acha que estavam certos aqueles que defenderam os vetos no Código Florestal? Algo mais deveria ter sido vetado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores