domingo, 27 de maio de 2012

CIÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS > X-Tudo & O Mundo de Beakman

 

X-Tudo (programa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
X Tudo
Gênero educativo Infantil
Classificação etária DJCTQ - L.JPG DJCTQ (Brasil)
Elenco Gérson de Abreu Rafael Meira Rachel Barcha Marcelo Mansfield Márcio Ribeiro Norival Rizzo Joyce Roma Fernando Gomes Fernanda Souza Henrique Serrano
Vozes de Fernando Gomes e Henrique Serrano
País de origem Brasil
Idioma original Português
Transmissão
Canal original Brasil TV Cultura Brasil TV Rá-Tim-Bum
X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura a partir de 1992 produzido pela SESI. Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o inicio da década de 1990. Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X (manipulado por Fernando Gomes e depois, por Henrique Serrano), que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também a participação de Marcelo Mansfield no quadro de curiosidades cientificas e Rachel Barcha como Sherazade no quadro de sugestões de leitura e o entrevistador mirim Rafael Meira. Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo e Joyce Roma em quadros de esquetes, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o reporter Henrique Stroeter.

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia. Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O programa estreou no dia 10 de abril de 1992, numa sexta-feira.
  • Gerson de Abreu começou a carreira na TV Cultura em 1982 no papel de um cozinheiro no programa É Proibido Colar, sendo depois convidado a integrar o elenco da emissora. Participou de programas como Som Pop e Bambalalão antes de participar de X Tudo. Apresentou o programa entre 1992 e 1994, quando mudou para a TV Record, onde participou dos programas Agente G e Vila Esperança. Depois atuou em teatro, se retirou em março de 2002 por problemas de saúde e excesso de peso, falecendo aos 37 anos em 18 de julho de 2002 em sua casa em Iguape, interior de São Paulo.
  • Marcelo Mansfield era ator de teatro quando passou a integrar a equipe de educativos da TV Cultura no final dos anos 80. Depois teve seu próprio programa na TV Gazeta e prosseguiu sua carreira no teatro de comédia. Atualmente participa do programa "Agora é Tarde" da Band.
  • Depois do programa, a atriz Rachel Barcha passou a interpretar Sherazade no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
  • Rafael Meira começou no programa em pequenas participações, depois se tornou um dos apresentadores principais e tomou parte em seriados voltados a públicos de faixa etária maior como episódios das séries Telecurso e Turma do Gueto também da TV Cultura.
  • Henrique Stroeter interpretou Perônio, o menos sério dos dois irmãos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.
  • Fernanda Souza ficou famosa interpretando a Mili, na primeira edição da série Chiquititas Brasil em 1997.
  • Marcio Ribeiro ganhou vários prêmios por atuações no teatro, entre eles nos Festivais de Brasília e Gramado, depois participou de esquetes do seriado Camera Café exibido pelo SBT.
  • Norival Rizzo integrou a equipe da TV Cultura por vários anos. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de um perverso treinador de jogadores de videogame em um episódio de Mundo da Lua.
  • Joyce Roma integrou o elenco de Mundo da Lua, como a prima Gisela de Los Angeles, o elenco de Qual É, Bicho, como a camila e depois foi bailarina no espetáculo teatral Francisco e Clara, o Musical que ficou em cartaz em São Paulo em 1998.

[editar] Emissoras em que o programa é ou foi exibido

[editar] Sites

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Beakman's World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2010). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Beakman's World
O Mundo de Beakman (BR)
O Mundo de Beakman.jpeg Logotipo da serie
Informação geral
Formato Didático
Duração 26 minutos
Criador Jok R. Church
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Paul Zaloom Alanna Ubach Mark Ritts (falecido) Eliza Schneider Senta Moses Alan Barzman Bert Berdis
Emissora(s) de televisão lusófona(s) Mostrar lista
Transmissão original 1992- 1998
Portal Séries de televisão · Portal Televisão Projeto Televisão
Beakman's World (O Mundo de Beakman no Brasil) foi um programa educativo de TV estrelado pelo ator americano Paul Zaloom no papel do Professor Beakman. No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin. O Professor Beakman era acompanhado pelo seu rato de laborátorio Lester (Mark Ritts) e de assistentes como Josie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses), que mudaram ao longo da série, e por vezes alguns apresentados pelo próprio Beakman, como Art Burns, Meekman (o irmão de Beakman), O Homem Equilíbrio, Vlavaav, e o Professor Chatoff. Muito popular por tornar a ciência divertida, a série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997. Também foi exibido pelo canal Cl@se de 2000 a 2005 e em 2006 pelo canal a cabo Boomerang, nos horários das 15h30 e das 21h. Recentemente , a TV Cultura voltou a exibir o Mundo de Beakman dentro do bloco Sessão da Hora , no primeiro semestre de 2011.

Índice

 [esconder

[editar] Elenco

[editar] Curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia. Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Os nomes dos pinguins, Don e Herb, são uma homenagem a Don Herbert, o qual representava Mister Wizard em Watch Mister Wizard, um programa científico produzido entre 1951 a 1955. Eram controlados por Mark Ritts, o ator que interpretava o rato Lester.
  • A atriz Eliza Schneider (Liza) dublou vários personagens femininos em South Park, dentre eles a senhora Cartman e Wendy Testaburger.
  • Em meio a dublagem da série no Brasil, Amaury Costa, que fazia a voz do pinguim Don, faleceu e por conta disso foi substituído por José Parisi Júnior nos episódios finais da série.
  • Mark Ritts, o homem na roupa de rato "Lester", faleceu na Califórnia,no dia, 7 de dezembro de 2009 aos 63 anos de Câncer.
  • Em setembro de 2011,a série deixou de fazer parte da grade de programação da TV Cultura‏,(que tinha voltado a exibir a serie em janeiro de 2011) sem previsão de novas exibições.

[editar] Lista de episódios

Ao todo foram 91 episódios:

[editar] Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores