sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sistema de energia solar permite produção de alimentos


Um dos maiores dramas do nosso planeta é ocasionado pelos territórios áridos. A escassez de água torna o cultivo de alimentos uma tarefa complicada, deixando milhões de famílias em situação de fome e miséria. Por isso, já que os recursos são escassos e a estrutura não permite determinadas iniciativas, são bem-vindos os projetos inovadores e os investidores com visão e comprometimento.
Robert Freling, diretor executivo da Solar Electric Light Fund (SELF), está à frente do projeto Exhibit A, em Benin, pequena nação africana. O objetivo é oferecer um sistema de energia solar mais barato a longo prazo do que sistemas energéticos movidos a combustão.
Ao perceber que a insegurança alimentar era um ponto mais crucial do que a oferta de energia elétrica em si, Freling conduziu o projeto de captação de energia solar para o funcionamento de sistema de irrigação por gotejamento, que concentra a água em pontos específicos, evitando amplamente o desperdício. Em 2007, o projeto começou a ser desenvolvido em duas aldeias da cidade de Kalalé, ao norte do país. A iniciativa permitiu que os moradores se organizassem em cooperativas para cultivar legumes frescos para subsistência e para a venda.
Segundo o diretor, o investimento gira em torno dos 25 mil dólares, que seriam repostos em cerca de dois ou três anos. Cada um dos sistemas solares possibilita a produção de aproximadamente 1,9 tonelada de produtos por mês, incluindo diferentes gêneros, como tomate, quiabo, pimentão, berinjela, cenoura, pimenta, berinjela e diversas verduras.
A ideia da SELF é expandir o projeto para pelo menos mais 11 aldeias em breve. A situação do continente africano inspira muitos cuidados, mas pequenas iniciativas como essa trazem esperança em dias melhores para a terra que é o berço da humanidade. A energia solar se beneficia de uma fonte limpa e  abundante e seu uso cresce a passos largos.

* Com informações de National Geografic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores