domingo, 27 de maio de 2012

AS 4 ESTAÇÕES

Primavera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estações do ano
Temperadas
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Tropicais
Estação seca
Estação das chuvas

A Primavera está frequentemente associada ao desabrochar das flores. Quadro de Carl Larsson.
A primavera (AO 1945: Primavera) é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Primavera.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho. Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo. Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

[editar] Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons

[editar] Ligações externas

Verão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Estações do ano
Temperadas
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Tropicais
Estação seca
Estação das chuvas

Solstício de verão no Hemisfério norte.
O verão (AO 1945: Verão) é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias. O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério. Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco palavra da qual deriva o termo "estiagem". Atualmente usa-se o termo "estio" para um período de seca e também como um sinônimo para verão.

[editar] Ver também

Glossário de Astronomia
Abóbada celeste | Apoastro | Afélio | Albedo | Ascensão recta | Astro | Corpo celeste | Classificação estelar | Declinação | Diagrama de Hertzsprung-Russell | Eclíptica | Equador celeste | Equinócio | Esfera celeste | Hemisfério celestial norte | Hemisfério celestial sul | Luminosidade | Intensidade de radiação | Magnitude aparente | Magnitude bolométrica | Nadir | Órbita | Periastro | Periélio | Planeta | Ponto vernal | Precessão dos equinócios | Solstício | Trópico | Zênite
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: verão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione. Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, estes quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor, e está entre as peças mais populares da música barroca.

[editar] Lista de concertos e movimentos

  • Concerto No. 1 em Mi maior, op. 8, RV 269, "La primavera" (Primavera)
1. Allegro
2. Largo
3. Allegro Pastorale
  • Concerto No. 2 em Sol menor, op. 8, RV 315, "L'estate" (Verão)
1. Allegro non molto
2. Adagio e piano - Presto e Forte
3. Presto
  • Concerto No. 3 em Fá Maior, op. 8, RV 293, "L'autunno" (Outono)
1. Allegro
2. Adagio molto
3. Allegro
  • Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297, "L'inverno" (Inverno)
1. Allegro non molto
2. Largo
3. Allegro
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Sonetos das quatro estações
Arquivos de áudio
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
Vivaldi Spring mvt 1: Allegro
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Spring mvt 2: Largo
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Spring mvt 3: Allegro
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Summer mvt 1: Allegro non molto
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Summer mvt 2: Adagio
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Summer mvt 3: Presto

Vivaldi Autumn mvt 1: Allegro
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Autumn mvt 2: Adagio molto

Vivaldi Autumn mvt 3: Allegro
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Winter mvt 1: Allegro non molto
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Problemas para escutar estes arquivos? Veja introdução à mídia.
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
Vivaldi Winter mvt 2: Largo
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Vivaldi Winter mvt 3: Allegro
As Quatro Estações de Vivaldi. John Harrison, Violino

Problemas para escutar estes arquivos? Veja introdução à mídia.
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

As Quatro Estações

Sandy e Junior

A noite cai, o frio desce Mas aqui dentro predomina Esse amor que me aquece Protege da solidão A noite cai, a chuva traz O medo e a aflição Mas é o amor que está aqui dentro E acalma meu coração Passa o inverno, chega o verão O calor aquece minha emoção Não pelo clima da estação Mas pelo fogo dessa paixão Na primavera, calmaria Tranqüilidade, uma quimera Queria sempre essa alegria Viver sonhando, quem me dera No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, é imortal No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, não É imortal Uh, uh, uh, uh, é imortal A noite cai, o frio desce Mas aqui dentro predomina Esse amor que me aquece Protege da solidão A noite cai, a chuva traz O medo e a aflição Mas é o amor que está aqui dentro Que acalma meu coração Passa o inverno, chega o verão O calor aquece minha emoção Não pelo clima da estação Mas pelo fogo dessa paixão Na primavera, calmaria Tranqüilidade, uma quimera Queria sempre essa alegria Viver sonhando, quem me dera No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, é imortal No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, não É imortal Uh, uh, uh, uh, é imortal Uh, uh, uh, uh, é imortal... No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, é imortal No outono é sempre igual As folhas caem no quintal Só não cai o meu amor Pois não tem jeito, não É imortal Uh, uh, uh, uh, é imortal Uh, uh, uh, uh, é imortal...

As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As Quatro Estações
Álbum de estúdio por Legião Urbana
Lançamento 26 de Outubro de 1989
Gravação Julho - Agosto, 1989
Gênero(s) Rock Alternativo New Wave
Duração 46:27
Idioma Português, inglês
Formato CD Lp K7
Gravadora(s) EMI
Produção Mayrton Bahia
Vídeos musicais "Há Tempos"
Certificação Platinum.png Platina - ABPD[1]
Opiniões da crítica
Cronologia de Legião Urbana
Último
Último
Que País É Este (1987)
V (1991)
Próximo
Próximo

Singles de As Quatro Estações
  1. "Há Tempos" Lançado em: 1989
  2. "1965 (Duas Tribos)" Lançado em: 1989
As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1989. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixista Renato Rocha, devido a desentendimentos com o baterista Marcelo Bonfá. Depois do fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou em confusão generalizada, a banda chegou a ser odiada por parte do público que foi ao show. O fato aumentou a fobia de palco de Renato Russo e fez com que a banda adotasse uma postura mais introspectiva. Durante as gravações, o baixista Renato Rocha se desentendeu com os demais membros e deixou a banda, fazendo com que algumas bases de baixo já preparadas para o disco fossem regravadas por Renato Russo e Dado Villa-Lobos. O disco trata de temas como a bissexualidade, como na canção Meninos e Meninas (em que Renato assume abertamente ser bissexual) e Maurício, e a religião, como em Monte Castelo (adaptada de trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões). A crítica social também está presente, com 1965 (Duas Tribos), em que o cantor menciona a tortura (prática comum na ditadura militar, nos anos 70). Nove das onze faixas do disco estão entre as mais conhecidas da banda, considerado por muitos como o melhor e mais inspirado da história da Legião, inclusive pelo próprio Renato Russo. Entre elas, estão: Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto (mais tarde regravada pelo Barão Vermelho, também com grande sucesso), Meninos e Meninas, Monte Castelo e Maurício. A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados). Destacam-se dois memoráveis shows: no Jockey Clube do Rio de Janeiro, no dia 7 de Julho de 1990 (mesmo dia da morte de Cazuza, homenageado pela banda)com 60.000 espectadores, e no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica), um mês depois, que foi lançado em CD em 2004 com o título As Quatro Estações ao Vivo,com 100 mil pessoas na platéia.

Índice

[esconder]

[editar] Faixas

  1. "Há Tempos" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:18
  2. "Pais e Filhos" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 5:08
  3. "Feedback Song for a Dying Friend" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 5:25
  4. "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:13
  5. "Eu Era um Lobisomem Juvenil" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 6:45
  6. "1965 (Duas Tribos)" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:44
  7. "Monte Castelo (Renato Russo) – 3:50
  8. "Maurício" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:17
  9. "Meninos e Meninas" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:23
  10. "Sete Cidades" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:25
  11. "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 4:56

[editar] Formação

[editar] Curiosidades

  • Em um show no Parque Antártica, em São Paulo no ano de 1990, Renato admitiria ter feito Pais e Filhos no banheiro e a dedicaria àqueles que consideravam "a barata mais importante que as pessoas que a gente ama!", numa referência aos Inimigos do Rei, banda que fazia sucesso naquele ano com o hit Uma Barata Chamada Kafka. Futuramente, Moska, ex-vocalista da Inimigos do Rei, cantaria em um tributo outra música de As Quatro Estações: Meninos e Meninas, na qual Russo assume abertamente a sua bissexualidade.
  • Na letra de 1965 (Duas Tribos) Renato cita "modelos Revell". Revell é uma empresa fabricante de peças em miniatura para montagem de réplicas. Também é citado na letra o estúdio de animação Hanna-Barbera, criador de desenhos como Os Flintstones, Zé Colméia, entre outros.
  • A canção Feedback Song For a Dying Friend é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, a alguns amigos e a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo em 1990 e a Russo em 1996. Esta é um caso raro de canção em inglês na obra de Russo, que criticava artistas brasileiros que compunham nessa língua. O encarte do disco traz uma tradução da letra feita, a pedido do próprio letrista, pelo jornalista Millôr Fernandes.
  • Feedback Song, na verdade, deveria ser uma canção em português, intitulada Rapazes Católicos. A letra, entretanto, foi reprovada (inclusive por Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo) e alterada para a versão em inglês conhecida hoje. Da idéia original, sobrou apenas a base instrumental árabe, mesclada à levada rock da canção.
  • Neste disco temos as três músicas com os maiores títulos: Feedback Song for a Dying Friend (27 letras), Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar (30 letras) e Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto (34 letras).
  • "Pais e Filhos" também é o nome do livro de Ivan Turgueniev, publicado em 1962. Apesar disso, não se sabe se há relação entre as duas obras.

Notas e referências

  1. "Legião Urbana" (asp). ABPD. . (página da notícia visitada em 28/03/2010)
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Legião Urbana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
De algumas primuláceas extraem-se fármacos e pigmento, mas quase todas as espécies são cultivadas em interiores e jardins. A primavera é apreciada por sua delicada flor, que se abre sobre um caule ereto sem folhas.
Abreu, Casimiro de (1839-1860), poeta romântico brasileiro. Dono de rimas cantantes, ao gosto do público, Casimiro de Abreu publicou apenas um livro, As Primaveras (1859).
Abril, quarto mês do calendário gregoriano. Os romanos lhe deram este nome, derivado de aperire (‘abrir’), porque é a estação (primavera no hemisfério norte) na qual começam a se abrir os casulos.
Aldiss, Brian Wilson (1925- ), escritor inglês, renovador do gênero da ficção científica, antologista e crítico. Sua primeira obra de ficção científica foi publicada em 1954. A partir de 1961, publicou dezenas de antologias e escreveu resenhas. É também autor de uma história de ficção científica, Mil milhões de anos (1973) e da trilogia Primavera (1982), Verão (1983) e Inverno (1985).
É a espécie mais abundante das conhecidas como andorinhas, que simbolizam a boa sorte e a chegada da primavera. Empregam barro para construir ninhos abertos em edifícios ou sobre prédios, pontes e outras estruturas. O macho e a fêmea compartilham a tarefa de recolher barro para fazer o ninho. Mais tarde, a fêmea finaliza o trabalho, revestindo o interior do ninho com plumas e ervas.
Andrade, Eugênio de (1923- ), um dos mais traduzidos poetas portugueses vivos. Sua estética diferencia-se do vanguardismo dos anos quarenta por utilizar uma linguagem descomprometida. Influenciado pelos neo-realistas, surrealistas e pela poesia hispânica, Eugênio de Andrade criou uma lírica original, o imagismo português. Sua poesia, metafórica e translúcida, tece-se em torno de elementos fundamentais: a terra com seus frutos e corpos, a água e as luzes da primavera e outono. Consagrado com As mãos e os frutos (1948), escreveu, entre outros, Daqui houve nome Portugal (1968), Limiar dos pássaros (1976), Memória doutro rio (1978), Rente ao dizer (1992) e O sal da língua (1995).
Os cientistas realizaram estudos sobre o aquecimento global do continente e o “buraco da camada de ozônio”, que aparece em toda primavera antártica na estratosfera do continente e desaparece total ou parcialmente no final da estação. O significado dessa redução da camada de ozônio nas proximidades do pólo Sul continua em estudo.
Arcimboldo, Giuseppe (c. 1530-1593), pintor maneirista italiano, cujas grotescas composições alegóricas parecem anunciar a arte surrealista do século XX. Entre suas obras, destacam-se A primavera (1563) e O verão (1573).
Badajoz (província), província espanhola da submeseta Sul, localizada na comunidade autônoma de Extremadura. Limita-se ao norte com Cáceres, Anchuras (enclave da Ciudad Real) e Toledo, a oeste com Portugal, a leste com Ciudad Real e Córdoba e ao sul com Huelva e Sevilha. Três zonas perfilam o relevo: ao norte, os montes de Toledo marcam a divisão das águas entre os rios Tejo e Guadiana; no centro, os montes Torozos, as serras de Hornachos e de Pedroso (continuação das serras de Alcudia e Almadén), delimitam as comarcas das Várzeas do Guadiana, La Serena e a Terra de Barros; ao sul, Serra Morena. Os rios mais importantes são o Guadiana e seus afluentes Zújar, Matachel e Ardila. O clima é mediterrâneo continental, com invernos suaves e duas épocas de chuvas: primavera e outono. As comarcas agrícolas são: Terra de Barros, Várzeas do Guadiana e La Serena. Videira, trigo, oliveira, leguminosas, tubérculos, tabaco e algodão, junto com o gado ovino e suíno, são a base econômica dessa província. Badajoz é a capital e o centro comercial mais importante. Foi berço de descobridores e conquistadores como Hernán Cortés e Vasco Núñez de Balboa. Superfície: 21.657 km2; população (1994): 670.783 habitantes.
Ballena Franca Austral, Monumento natural, parque nacional argentino localizado no noroeste da província de Chubut, declarado monumento natural em 1985. A principal razão para a criação desta unidade de conservação ambiental sob controle do governo argentino, foi garantir a proteção das baleias francas, que chegam todas as primaveras (de agosto a novembro) à península de Valdés, mais precisamente ao golfo de São José onde, devido a suas águas pouco profundas e protegidas, as baleias francas encontram as condições ideais para acasalar, dar à luz e criar seus filhotes. Com freqüência podem ser vistos machos perseguindo uma fêmea com o objetivo de copular. As baleias fazem emergir sua nadadeira caudal e batem com ela na superfície da água. É possível que façam isto com o objetivo de se comunicarem. Às vezes dão saltos, emergindo completamente fora d’água e em seguida caindo de costas. No mês de novembro, quando o sol estimula a proliferação de diatomáceas e outras algas marinhas, as baleias abandonam a península de Valdés e partem em busca do krill, seu alimento preferido. Durante muito tempo as baleias francas foram objeto de exploração comercial. Sua lentidão e o fato de que quando mortas flutuam na superfície da água, devido à sua grande quantidade de gordura, converteram-nas em uma presa fácil. Em 1935, quando a espécie estava já quase extinta, formou-se uma comissão internacional com o objetivo de regulamentar a caça às baleias. Desde então a população de baleias francas passou a crescer e atualmente estima-se que o número total de indivíduos chegue a 2.000. A baleia franca (Eubalaena australis) chega a medir 16 m de comprimento e pesar 50 toneladas. Estes animais possuem barbatanas filtrantes em vez de dentes, como os que têm as orcas, por isso são chamadas baleias verdadeiras. Esta característica anatômica lhes permite engolir grandes quantidades de plâncton marinho e cardumes de pequenos peixes. Sua característica mais destacada é a enorme cabeça coberta de calosidades.
Barra do Corda, cidade do centro-sul do estado do Maranhão, na bacia do rio Mearim, região chamada de Mesopotâmia maranhense (entre os rios Grajaú e Mearim). Tem clima tropical com duas estações bem delimitadas, uma chuvosa no outono e uma estação seca na primavera-verão. Está ligada a São Luis pela BR-135 e a Teresina e Grajaú pela BR-226. A economia da região se baseia na produção de arroz, atividades extrativistas (madeira e babaçu) e pastoris. Uma tentativa de mudar o nome da cidade para Presidente Dutra fracassou, devido à resistência dos populares, que mantiveram a designação original.
Bastos, Ronaldo (1948- ), compositor nascido Ronaldo Ribeiro Bastos em Niterói, ligado, após 1967, ao grupo Clube da Esquina, que incluía Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Wagner Tiso e outros, com os quais compôs centenas de canções, geralmente como letrista. Sua primeira música gravada (pela cantora Marisa Rossi) foi Sem saber, parceria com Nelson Ângelo. Com Milton Nascimento, o primeiro sucesso foi Três Pontas, a que se seguiram composições como Nada será como antes; Cais; Fé cega, faca amolada; e Amigo, amiga. Com Beto Guedes, compôs, entre outras, Sol de primavera, O sal da terra, Lumiar e Amor de índio. Outras parcerias incluem Ed Motta, Tom Jobim, Edu Lobo, Dori Caymmi e Lulu Santos. Em 1989, lançou o disco individual Cais. Em 1994, criou, com Marisa Gandelmann e Vicente Ribeiro, o selo Dubas, que gravou artistas como Pedro Luís e A Parede (Astronauta Tupy), Jussara Silveira (Jussara canta Caymmi), Arranco de Varsóvia, Família Roitman, Celso Fonseca, Saldanha Rolim e Grupo Boato.
Botticelli, Sandro (1445-1510), um dos pintores mais importantes do Renascimento florentino. Desenvolveu um estilo extremamente pessoal, caracterizado pela elegância do traço, o ar melancólico e a força expressiva das linhas. Entre seus quadros de caráter profano destacam-se: A primavera (1478?), O nascimento de Vênus (posterior a 1482) e a série de quatro quadros Nastagio degli Onesti (Nostalgia dos honestos) que ilustra uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Pintou também temas religiosos, como a Virgem do magnificat (década de 1480) e a Virgem da romã (década de 1480). Em 1481, Botticelli foi um dos artistas chamados a Roma para trabalhar na decoração da Capela Sistina do Vaticano, onde fez os afrescos das Provações de Moisés, O castigo dos rebeldes e A tentação de Cristo. Da década de 1490, destacam-se Natividade mística e Crucificação mística (1496?).
O ano juliano era 11 minutos e 14 segundos maior do que o ano solar. Essa diferença se acumulou até que, por volta de 1582, o equinócio da primavera (ver Eclíptica) aconteceu dez dias antes e as festas da Igreja não foram realizadas nas estações apropriadas. Por isto, o papa Gregório XIII promulgou um decreto eliminando 10 dias do calendário. Para prevenir novos deslocamentos, instituiu um calendário, conhecido como gregoriano, estabelecendo que os anos centenários divisíveis por 400 deveriam ser bissextos e que todos os demais anos centenários deveriam ser normais. O calendário gregoriano foi sendo adotado lentamente em toda a Europa. Hoje é válido em quase todo o mundo ocidental e em partes da Ásia.
Cannes, cidade do sudeste da França, localizada no departamento (província) dos Alpes Marítimos, no mar Mediterrâneo, perto de Nice. É um centro de férias da Riviera Francesa, embora possua também um porto com intensa atividade e um centro comercial onde são vendidas flores e frutas cultivadas na região. Todas as primaveras ocorre em Cannes um festival cinematográfico internacional. População (1990), 69.363 habitantes.
Carpentier, Alejo (1904-1980), romancista, ensaísta e musicólogo cubano que marcou, notavelmente, o desenvolvimento da literatura latino-americana. Embora tenha recebido influência direta do surrealismo, tentou modelar em sua obra a “maravilha”, uma forma de contemplar a realidade própria da América ibérica. Entre seus romances cabe citar O reino deste mundo (1949), Os caminhos perdidos (1953), A guerra do tempo (1958), O século das luzes (1962), Concerto barroco (1974), O recurso do método (1974) e A consagração da primavera (1978).
Carson, Rachel Louise (1907-1964), bióloga marinha norte-americana que alertou para a necessidade de preservar o meio ambiente. Seu livro mais famoso, Silent Spring (Primavera silenciosa, 1962), chamou atenção para os riscos do pesticida químico DDT, resultou na proibição do produto em diversos países e é considerado um dos marcos do movimento ambientalista mundial. Carson nasceu em Springdale, Pensilvânia, e graduou-se na Universidade Johns Hopkins. Lecionou zoologia na Universidade de Maryland de 1931 a 1936. Trabalhou como bióloga marinha no Bureau of Fisheries dos Estados Unidos e no seu sucessor, o Fish and Wildlife Service, de 1936 a 1952. Seus livros sobre o mar, Under the Sea Wind (1941), The Sea Around Us (1951) e The Edge of the Sea (1955), são celebrados pela beleza da linguagem e pela qualidade científica.
Carta-da-seca, prenúncio de estiagem que os sertanejos nordestinos identificam no vento sul que sopra de madrugada, especialmente no mês de março. Março é um mês crítico do ciclo meteorológico (ver Meteorologia), quando o início da primavera determina as mudanças climáticas (ver Clima) que podem ou não trazer as chuvas. O sopro do vento sul é, na linguagem do sertanejo, a carta enviada pela seca, anunciando sua chegada.
Carvalho, nome comum de um extenso gênero de árvores, distribuído pela zona temperada setentrional. Identificam-se com facilidade pelo fruto, chamado bolota, e por suas folhas ovaladas com contorno lobulado. A bolota é também ovalada e apresenta uma estrutura com forma de boina, denominada casca. Formam uma madeira muito apreciada na marcenaria, para fabricar estrados e pisos de residências e para obtenção de chapas. Encontram-se entre as árvores mais características da península Ibérica. As espécies próprias de terrenos áridos (como o carrasco e o sobreiro) são de folhas perenes, enquanto os carvalhos, azinheiras e melojos, próprios de zonas mais úmidas, são caducifólios marcescentes (conservam as folhas durante todo o inverno e as perdem no princípio da primavera).
Como outros poetas seus contemporâneos, Casimiro de Abreu morreu jovem, vítima da tuberculose. Destacam-se na sua obra as cenas da vida familiar, as brincadeiras da infância e os sentimentos relacionados à terra natal. Escreveu a cena dramática Camões e o jau (1856); os livros de poemas Canções do exílio (1854) e As primaveras (1859); o romance inacabado Camila.
Castanheiro, nome comum de um grupo de árvores cujo fruto se chama castanha e que são próprias do hemisfério Norte. O castanheiro europeu tem folhas denteadas e é uma importante fonte de madeira e castanhas nos países da bacia mediterrânea. O castanheiro norte-americano era uma das árvores mais comuns nas florestas dos Estados Unidos, desde o Maine até Michigan e, para o sul, até Louisiana; era muito apreciado pelas castanhas e pela madeira clara e duradoura. Mas em 1904 começou a ser atacado por um fungo, provavelmente procedente da Ásia, que se instalou nas proximidades de Nova York e se espalhou rapidamente. Hoje, não resta um só castanheiro norte-americano sadio. Embora todas as primaveras apareçam brotos em torno dos troncos mortos, aqueles morrem antes que atinjam a idade necessária para formar frutos. Há outra espécie nativa dos Estados Unidos, de menor porte, que produz madeira resistente, mas cujos frutos são de qualidade inferior. O castanheiro europeu também está ameaçado pelo fungo que atacou os castanheiros norte-americanos.
Castilho, António Feliciano de (1800-1875), poeta português. Foi tradutor e pedagogo, criando o Método de Castilho para a aprendizagem das primeiras letras. Traduziu Píndaro, Virgílio, Anacreonte, Moliére, Shakespeare, Goethe e Cervantes. Uma vida longa permitiu que Feliciano de Castilho atravessasse três correntes literárias - arcadismo, romantismo e realismo - mas uma cegueira precoce retirou-lhe as fontes de inspiração, tornando-o dependente de terceiros na criação literária. Marcado por uma formação clássica, escreveu Cartas de Eco a Narciso (1821) e A Primavera (1822). Em A Noite do Castelo (1836) e os Ciúmes do Bardo (1838) desenvolve temas e cria atmosferas que beiram o ultra-romantismo. Ainda em vida, sua obra foi adotada como referência literária obrigatória, influência que seria questionada pelo movimento de renovação cultural, a Questão Coimbrã (1870), liderada por seu antigo aluno, Antero de Quental.
Uma das poucas incursões que Dickens fez pelo romance histórico foi na História de duas cidades, situada no tempo da Revolução Francesa. Um ator lê este fragmento: "Era o melhor dos tempos, era o pior dos tempos, era a idade da sabedoria, era a idade da insensatez, era a época da fé, era a época da incredulidade, era a quadra da luz, era a quadra da escuridão, era a primavera da esperança, era o inverno do desespero..."
Enquanto os comunistas lutavam por construir a sociedade, apareceram diferenças entre Mao, que favorecia uma ideologia comunista pura, e os intelectuais, profissionais e burocratas, que queriam uma aproximação mais racional e moderada. Em 1957, impuseram-se estritos controles sobre a liberdade de expressão, que puseram fim à denominada “primavera de Pequim”.

Por Enquanto

Cássia Eller

Mudaram as estações, nada mudou Mas eu sei que alguma coisa aconteceu Tá tudo assim tão diferente Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar Que tudo era pra sempre Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba Mas nada vai conseguir mudar o que ficou Quando penso em alguém só penso em você E aí, então, estamos bem Mesmo com tantos motivos Pra deixar tudo como está Nem desistir, nem tentar agora tanto faz Estamos indo de volta pra casa Mesmo com tantos motivos Pra deixar tudo como está Nem desistir, nem tentar agora tanto faz Estamos indo de volta pra casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores