domingo, 27 de maio de 2012

Arritmia Cardíaca - Dr. Sérgio Kormann


ALEX: Muito bom dia. O Receita de Saúde de hoje vai falar sobre um dos problemas cardíacos mais freqüentes, a arritmia cardíaca. Pra conversar conosco sobre esse assunto, nós convidamos o doutor Sérgio Kormann, que é cardiologista e trabalha em Joinville. Daqui a pouquinho, você que está aí, vai saber mais sobre o assunto arritmia cardíaca. Um instantinho só, que nós já voltamos.
Doutor Sérgio, bom dia.

DR. SÉRGIO: Bom dia.

ALEX: Doutor, o que é a arritmia cardíaca?

DR. SÉRGIO: A arritmia cardíaca se caracteriza por batimentos cardíacos irregulares, que, na maioria das vezes causam palpitações e falta de ar.

ALEX: Nós poderíamos dizer que seria aquela sensação de coração disparado?

DR. SÉRGIO: Sim, poderíamos, tanto disparado quanto mais devagar. Os batimentos cardíacos podem oscilar entre os dois extremos, e os dois são conhecidos como arritmias cardíacas.

ALEX: Quer dizer que não é só quando o coração está batendo acelerado? Se ele estiver também batendo mais lentamente do que o normal, isso também é uma arritmia cardíaca?

DR. SÉRGIO: Sim, nós chamamos esse tipo de arritmia de bradicardia, e quando o coração acelera, chamamos de taquicardia. Existem também um outro tipo de arritmia, que é caracterizada por batimentos anormais isolados, que a gente chama de extra-sístoles.

ALEX: Doutor, qual é o batimento normal de uma pessoa?

DR. SÉRGIO: Para a maioria das pessoas, entre 60 e 90 batimentos por minuto. Para os atletas, depende mais do condicionamento físico. Quanto mais condicionado, menor o número de batimentos por minuto.

ALEX: Doutor, tem muita gente que confunde batimento cardíaco com pressão arterial. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, é isso?

DR. SÉRGIO: Não. O batimento é o número de batidas que o coração faz por minuto para exercer o seu trabalho, e a pressão arterial depende de outros fatores, como a força de contração muscular e a resistência das nossas veias e das nossas artérias.

ALEX: O que causa uma arritmia cardíaca?

DR. SÉRGIO: Os batimentos cardíacos irregulares conhecidos como arritmias são freqüentes e podem ser provocados por uma série de fatores. Na nossa rotina do dia-a-dia o stress, o excesso de cigarro, café e chá são os mais freqüentes. Também podem ser secundários a problemas de sistema elétrico do coração e das doenças das coronárias.

ALEX: Se uma pessoa resolver fazer exercício físico sem o acompanhamento médico, ela corre o risco de sofrer uma arritmia?

DR. SÉRGIO: Olha, é possível, mas não é freqüente. O que nós recomendamos é que pessoas acima de 40 anos ou portadoras de alguma outra doença, como hipertensão ou diabetes, façam primeiro uma avaliação cardiológica, preferencialmente com um teste de esforço.

ALEX: Como a pessoa sente que está com uma arritmia, doutor? O que ela percebe no corpo dela?

DR. SÉRGIO: O sintoma mais freqüente é dos batimentos irregulares, que a gente chama de palpitação. Eles podem ser rápidos ou vagarosos, como nós já falamos, e pela falta de ar.

ALEX: No caso de uma pessoa que tenha arritmia e desmaiar na calçada, por exemplo, o que a pessoa próxima a essa vítima pode fazer para ajudá-la?

DR. SÉRGIO: Se ocorre um desmaio, possivelmente trata-se de uma arritmia mais grave, então, o mais importante, em primeiro lugar, é que nós verifiquemos as vias aéreas, ou seja, verificar se não há nada impedindo que o ar passe pela boca e pelo nariz. Em seguida, checar a respiração: se o paciente está respirando ou não; e em terceiro, a circulação, verificando no pulso da pessoa ou pescoço se existem batimentos. Caso alguma anormalidade seja encontrada, deve-se procurar ajuda e iniciar as manobras de ressuscitação, ou seja, respiração boca-a-boca e massagem cardíaca.

ALEX: Caso essa pessoa não seja atendida rapidamente, doutor, ela pode ficar com alguma seqüela?

DR. SÉRGIO: Sim, essa arritmia, dependendo da gravidade, pode levar para uma parada cardíaca, e a parada cardíaca, se não for revertida em tempo hábil, pode causar um dano cerebral, e este, sim, deixar seqüelas no paciente.

ALEX: O programa Receita de Saúde está hoje falando sobre arritmia cardíaca. Quem está aqui conosco é o doutor Sérgio Kormann, que é cardiologista e trabalha em Joinville. Doutor, uma arritmia cardíaca pode levar uma pessoa à morte?

DR. SÉRGIO: Sim. Existem vários tipos de arritmias, dentre elas arritmias que são potencialmente fatais, como a fibrilação ventricular, quando acontece um aumento súbito da freqüência cardíaca e um batimento desordenado do coração.

ALEX: Qual é a diferença entre um infarto e uma arritmia cardíaca?

DR. SÉRGIO: O infarto é a obstrução de uma artéria do coração, artérias conhecidas como coronárias, e a arritmia é um distúrbio no ritmo cardíaco.

ALEX: Doutor, e remédios podem também causar uma arritmia?

DR. SÉRGIO: Sim. Existem alguns remédios que são mais excitantes, e eles alteram o sistema elétrico do coração. Essas medicações podem ser usadas para vários problemas, como congestão nasal, antiarritmicos cerebrais e também algumas medicações para o tratamento de doenças cardíacas. Então existem remédios que estão relacionados e podem ocasionar arritmias. O médico, quando prescreve, deve orientar os pacientes sobre esse possível efeito.

ALEX: Doutor, aquele aceleramento cardíaco que a gente tem logo depois de terminar um exercício físico pode também ser considerado uma arritmia?

DR. SÉRGIO: Veja, toda a atividade física faz com que ocorra um aumento natural da freqüência cardíaca; é um aumento fisiológico. Então, quanto mais atividade você faz, maior a freqüência cardíaca; então essa é uma taquicardia fisiológica própria do exercício: super natural e normal; não tem nenhum tipo de efeito e não causa nenhuma conseqüência.

ALEX: E o sal, doutor, ou alguma outra alimentação pode causar também uma arritmia?

DR. SÉRGIO: Existem alguns alimentos mais fortes que estão associados erroneamente à taquicardias ou arritmias cardíacas, como pimenta, etc. O que nós temos como algo que aumenta a possibilidade de desenvolver arritmia são alguns tipos de chás e o café.

ALEX: Doutor, tomar uma aspirina por dia ajuda a pessoa a evitar qualquer problema de coração?

DR. SÉRGIO: Qualquer problema não. A aspirina é recomendada como uma medicação para a prevenção secundária de doenças cardíacas, ou seja, pessoas que têm fatores de risco pra desenvolver doenças nas coronárias, como o entupimento das artérias, estas sim são orientadas a usarem aspirina, que tem como propriedade diminuir a viscosidade do sangue, deixando assim o sangue mais fino e evitando problemas de entupimento nas artérias.

ALEX: Qual é o tratamento dado para o paciente com arritmia cardíaca?

DR SÉRGIO: Bom, depende do tipo de arritmia. Como nós vimos, existem várias delas: existem as rápidas e as vagarosas, existem os batimentos anormais também. Então, de uma maneira geral, o que nós temos que fazer é procurar evitar os fatores de risco, no caso dos hábitos, como parar de fumar, evitar o stress... existem também tratamentos medicamentosos, que são a maioria dos casos em arritmia, e por último, se houver necessidade, o implante de marca-passo.
 
ALEX: Doutor, é possível de a gente se prevenir de arritmia cardíaca?

DR.SÉRGIO: Sim. Como nós falamos, quanto melhor é a qualidade de vida, afastando-se dos fatores de risco, nós estaremos prevenindo um pouquinho a arritmia. Então, o sedentarismo, a obesidade, o stress e o tabagismo devem ser evitados. Se existir alguma doença paralela, como o diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca ou outros problemas no coração, eles devem ser tratados. Em se fazendo isso, nós estaremos prevenindo as arritmias.

ALEX: Doutor, qual é o percentual de chance da pessoa que tem um pai ou uma mãe com arritmia cardíaca de ter também? É hereditária?

DR. SÉRGIO: Existe um percentual de hereditariedade que não pode ser mensurado porque isso é particular, de pessoa pra pessoa, mas existe a possibilidade sim de ser hereditária.

ALEX: O programa Receita de Saúde falou hoje sobre arritmia cardíaca. Quem conversou conosco foi o Dr. Sérgio Kormann, que é cardiologista e trabalha em Joinville. Doutor Sérgio, muito obrigado pela participação aqui no nosso programa.

DR. SÉRGIO: Obrigado.
RECEITA DE SAÚDE - Ficha Técnica
Direção: Andressa Larsen
Apresentação: Alex Paiva
Edição: Paulo Giovane
Transcrição: Gabriela Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores