segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exposição revela como os animais interpretam as cores



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Os animais vivem de acordo com suas características. Alguns são velozes, outros possuem garras afiadas ou cores atraentes. Essas cores muitas vezes estão além do que os olhos humanos conseguem identificar.
Uma exibição da Universidade de Lincoln, na Grã-Bretanha, mostra a evolução e a diversidade da coloração de animais e apresenta um estudo de como as espécies interpretam as cores, o que varia de acordo com a quantidade de fotorreceptores em seus olhos.
Os pássaros enxergam mais cores do que nós, o que permite a águias visualizarem suas presas a grandes distâncias. Isso se deve ao fato de enxergarem um espectro de cores muito maior do que o captado pelo olho humano.
Pássaros têm quatro tipos de fotorreceptores nos olhos, o que lhes permite identificar também a luz ultravioleta. Humanos contam com três. Esse espectro é fundamental para o pavão escolher os seus parceiros, como pode ser visto na comparação abaixo.
Os mamíferos possuem níveis distintos de percepção. Hoje é possível afirmar que os cães têm uma distinção bastante limitada, enxergando quase em preto e branco, assim como os esquilos. Os cães e os esquilos veem um espectro limitado de cores porque têm apenas dois tipos de fotoreceptores nos olhos, e por isso interpretam as cores de forma bem primária.
Outra revelação interessante da exibição é a percepção visual que a água-viva possui. Muitas vezes praticamente transparentes aos olhos humanos. Elas se enxergam de forma azulada, com grande destaque de seus contornos.
“Nós confiamos demais na nossa visão cotidiana sobre as cores e tendemos a acreditar que elas representam o limite do mundo visual. Mas a capacidade de visão dos animais e a percepção de mundo que ela possibilita difere completamente da nossa”, afirmou o pesquisador Tom Pike, da Universidade de Lincoln ao Estadão.
* Com informações de Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores