sábado, 7 de julho de 2012

5 invenções que prometem melhorar a vida das pessoas



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Em um momento em que o desperdício e a funcionalidade aliada ao respeito ambiental  são discutidos, ideias fervilham na direção de oferecer alternativas melhores para o planeta.
A revista “Exame” apontou cinco invenções que podem melhorar a vida das pessoas e estão presentes na lista de vencedores do prêmio Innovation Award, oferecido pela publicação Popular Science, dos Estados Unidos.
Os veículos automotivos são os principais poluidores da nossa atmosfera. Considerando o crescente aumento das frotas, motores mais eficientes, que consumam menos combustível e que o aproveitem melhor podem ser uma alternativa.
Pensando nisso, Frank Will, da Deakin University, criou o Over7.  Ao aquecer o óleo a temperaturas maiores, o motor consegue ganho de 7% em eficiência de consumo de combustível e 30% menos emissões de gases poluentes.
A água é um dos maiores tesouros oferecidos pela Terra. Por mais que se tenha um cuidado especial contra o desperdício, atividades como o banho inevitavelmente acabam desperdiçando esse recurso. O engenheiro britânico Peter Brewin pensou sobre a questão e criou um chuveiro que recicla água. O processo é similar ao da pasteurização do leite, retirando 100% das impurezas. O inventor afirma que o invento promove 70% de economia de água e energia.
O Sensastep também figura na lista, oferecendo auxílio na caminhada de pacientes que sofrem de problemas motores, substituindo a bengala ou o andador. O invento consiste em 3 sensores, posicionados na sola do calçado, no tornozelo e no ouvido do usuário. O contato da sola com o chão envia um sinal para os demais receptores, proporcionando a percepção da área em contato e do tipo de superfície.
A tecnologia no campo audiovisual está evoluindo a passos largos. A empresa Innovega figura na lista com o iOptik, que permite assistir a filmes, ter acesso às redes sociais e jogar games direto nas lentes de seus óculos. O invento, baseado em realidade aumentada, permite ao usuário liberdade de campo visual, sendo possível então a execução de multitarefas.
Os bombeiros exercem uma das profissões mais exaustivas e perigosas que existem. O calor excessivo ao qual são submetidos pode motivar parada cardíaca súbita. Uma ideia simples, que aproveita a estrutura já presente nos caminhões, promete melhorar as condições de trabalho dos profissionais.  Michael Robinson inventou um vaporizador que utiliza uma das bocas para mangueiras. A ideia é oferecer uma fonte de refresco antes, durante e depois das operações, evitando desmaios e aumentando a produtividade e o conforto dos bombeiros.
Ideias simples, que têm em comum a vontade de seus inventores em melhorar a vida de pessoas. De qual invenção você mais gostou?
* Com informações de Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores