sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alguns animais possuem consciência, afirma estudo



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Quem nunca olhou para um animal e se perguntou o que ele estaria pensando, sentindo, planejando? O que durante muito tempo foi considerado humanização de animais, foi desmistificado.
Pela primeira vez, é aceito no meio científico que não apenas o ser humano, mas também alguns animais possuem consciência. A declaração foi feita durante a Francis Crick Memorial Conference, na Universidade Cambridge, na Inglaterra.
Um grupo de 13 neurocientistas, que conta com o canadense Philip Low, criador do iBrain, dispositivo que vai auxiliar o físico Stephen Hawking a se comunicar usando a mente, assinou o documento.
A constatação surgiu a partir da comparação de sinais cerebrais de humanos com os de outros animais. Tais sinais possuem semelhanças que evidenciam a existência da consciência: “A neurociência está evoluindo rapidamente por causa do avanço tecnológico e por isso precisamos tirar novas conclusões”, disse Low à Veja. “As evidências mostram que os seres humanos não são os únicos a apresentarem estados mentais, sentimentos, ações intencionais e inteligência”, afirmou. “Está na hora de tirarmos novas conclusões usando os novos dados a que a ciência tem acesso”, completou Low, que também é professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology, nos EUA).
De acordo com o estudo, pássaros, macacos, elefantes, golfinhos, polvos, cães e gatos possuem consciência, além dos seres humanos.
A expectativa é que a revelação leve as pessoas a compreenderem e respeitarem mais os animais, suas necessidades e sentimentos.
* Com informações de Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores