terça-feira, 11 de setembro de 2012

Espinafre aumenta capacidade de placas solares



Por Fernanda Paixao 0 comentário(s)
Uma recente pesquisa feita por cientistas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, revelou que o espinafre aumenta a potência das placas solares. Prova de que a hortaliça não cede forças só para o Popeye!
Por mais surpreendente que possa parecer, o truque é compreensível: o espinafre contém uma enzima que, combinada com silício, faz produzir mais corrente elétrica a uma voltagem muito maior. As placas fotovoltaicas – que produzem energia a partir da luz do sol – normalmente levam o silício como material principal em suas fabricações, o que torna a descoberta mais útil e interessante.

O grupo de cientistas tem agora o desafio de construir placas solares que sejam funcionais utilizando os recursos da nova criação. O projeto dos pesquisadores consiste em elaborar um painel de 60 centímetros, sendo capaz de gerar energia para acender lâmpadas, por exemplo.

A tecnologia já foi premiada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e por uma feira de design sustentável, e representa mais um passo para o aperfeiçoamento na técnica de utilizar proteínas da fotossíntese para produzir energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores