quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brasil possui maior biodiversidade do mundo


Por Daniel Accioly 0 comentário(s)
O Brasil figura em primeiro lugar em uma lista especia. O país lidera a lista de 17 países com a maior biodiversidade do planeta. Entre 60% e 80% da vida na Terra estão nessas nações. Além do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Equador, Peru e Estados Unidos, África do Sul, Madagascar, República Democrática do Congo (ex-Zaire), Indonésia, China, Papua Nova Guiné, Índia, Malásia, Filipinas e Austrália fazem parte do grupo de países considerados “megadiversos”.

Para se qualificar como megadiverso, o país tem que ter pelo menos 2% da diversidade total global em plantas vasculares (apresentam vasos condutores de seiva, o que dá à planta a possibilidade de adquirir maior porte). Essa parcela corresponde a aproximadamente 5000 espécies de plantas, como as endêmicas – aquelas que só existem no país e em nenhum outro lugar. “Este foi o critério principal para a elaborar a lista, mas também foi usado um conjunto de critérios para os quatro grupos de vertebrados (mamíferos, aves, répteis e anfíbios)”, explica  Frank Larsen, cientista da Conservação Internacional ao Globo Ecologia.

Cada país tem a sua característica natural muito bem definida. Enquanto o Brasil abriga a maior diversidade de micos e saguis, Madagascar é o local que conta com a maior quantidade de espécies endêmicas no mundo, como o Lêmure. A maioria dos países não faz parte do grupo de nações consideradas “desenvolvidas”. Por isso, políticas de preservação se fazem necessárias para que possamos contar com toda essa riqueza para sempre, se não for pedir muito.
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores