sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Energia eólica pode ser usada em larga escala, aponta estudo



Energia eólica pode ser usada em larga escala, aponta estudo

Por Daniel Accioly 0 comentário(s)
Cientistas publicaram na Nature Climate Change um novo relatório que reforça a possibilidade de pleno uso de energias renováveis, mas especificamente da eólica. De acordo com o documento, os ventos em áreas planas têm potencial de produzir 400 terawatts de energia, e até 1800 terawatts em áreas de altitude elevada com muito vento. A estimativa é bem distante dos índices atuais, que giram em torno dos 18 terawatts.

O relatório então sugere que as usinas utilizam um percentual pequeno de suas capacidades. O autor do relatório, Ken Caldeira, fala abertamente sobre o principal motivador de baixos investimentos no setor no Science Daily: “Analisando esses dados, é evidente que são fatores econômicos, tecnológicos e políticos que ditam o aumento do uso de energia eólica no mundo, muito mais que limitações geofísicas”.
A energia eólica é obtida quando se converte a energia mecânica do giro das hélices em energia elétrica. A grande vantagem dessa fonte é o fato de não ser necessário utilizar combustível fóssil, além de não precisar alagar e desapropriar grandes porções de terra, como é o caso das hidrelétricas. A energia eólica é uma opção limpa e comprovadamente eficaz.
* Com informações de TreeHugger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores