quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aprenda a cultivar e reaproveitar frutas e hortaliças




Por Daniel Accioly 1 comentário(s)
Boa parte dos alimentos que consumimos vai parar no lixo. Algumas vezes por não ser possível aproveitá-los, outras por não sabermos explorar seus potenciais de forma plena. Cascas de frutas podem ser usadas no preparo de doces e sucos, restos de chá em tratamentos de beleza, restos de verduras e legumes podem incrementar um delicioso cozido e podem ser reaproveitados como excelentes adubos naturais. Outra opção é aproveitar os restos separando suas partes específicas para o cultivo. Aprenda como cultivar alguns dos principais alimentos presentes nas mesas do país:
Tomate

As sementes claras presentes na parte interna do tomate podem gerar uma nova planta. Para tal, separe- as em pequenos recipientes com terra fértil. Após brotarem, transfira para um vaso com mais espaço e profundidade. O tomate deve ser plantado no começo da primavera e colhido no início do verão. Além disso, precisa receber ao menos seis horas de sol por dia e ser regado diariamente.
Maçã, laranja, mexerica (tangerina), limão

A maçã e as frutas cítricas contêm sementes que podem gerar novas árvores. Após coletá-, é possível semeá-las diretamente em um vaso ou deixá-las para germinar na geladeira. Neste caso, coloque as sementes em um guardanapo de papel úmido e dobre-o em quatro partes. Em seguida, ponha  em um saco plástico e guarde na geladeira. Depois de algumas semanas, transfira os brotos para vasos. O cultivo dessas frutas exige paciência, pois para a obtenção de árvores frutíferas, o tempo médio é de cinco a dez anos para dar frutos e, às vezes, enxertos são necessários. Mas vale a espera! Acompanhar uma árvore crescer a partir de uma semente é uma experiência única.
Batata, gengibre e cebola

Se você já esqueceu uma batata em uma gaveta durante muito tempo, é possível observar  que começam a surgir protuberâncias verdes ou marrons. Trata-se de brotos de uma nova planta. Para transformar uma batata velha em várias plantas, coloque-a ao sol durante vários dias até saírem vários brotos. Corte-a em pedaços, incluindo um broto em cada um, e plante-os em terra fértil com o broto virado para cima. Você verá surgir uma planta com uma flor. Quando ela morrer, depois de várias semanas, suas raízes terão batatas pequenas. O mesmo princípio se aplica ao gengibre e à cebola.
Abóbora
A polpa da abóbora, repleta de sementes, também pode gerar novas plantas. Existe um truque bacana para fazer vingar o cultivo: Pegue uma abóbora que já ficou velha, coloque terra e água na cavidade e espere uma de suas sementes germinar. Retire as sementes germinadas e enterre  diretamente em vasos de barro. Depois é só esperar que seus brotos cresçam. Quando as plantinhas nascerem, transporte-as para um vaso maior ou mesmo para o solo.
Abacate

A semente do abacate é bem visível, mas para fazer gerar uma muda, exige paciência. Retire e lave a semente com água fria. Perfure-a de leve com quatro palitos de dente e coloque-a sobre um vaso ou prato com água, apoiando os palitos de madeira como suporte. Mude a água todos os dias e mantenha o recipiente em um lugar com bastante luz solar. Quando o broto alcançar aproximadamente dez centímetros, você já pode plantá-lo.
Cultivar alimentos pode ser uma ótima terapia, além de ajudar a sua cozinha e o meio ambiente!
* Com informações de TreeHugger
Posts relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores