domingo, 27 de janeiro de 2013

PERIGO

Do latim pericŭlum, o perigo é um risco ou a contingência iminente de que algo errado venha a acontecer. Pode tratar-se de uma ameaça física (real) ou de uma circunstância mais abstracta. Por exemplo: “Esta avenida é um perigo para os peões: já houve três mortos no último mês”, “Tivemos de abandonar a casa por um perigo de derrube”, “Ter relações sexuais ocasiões sem usar preservativo é um perigo para a saúde”, “Perigo: animais soltos”.
O perigo, por conseguinte, é uma situação que tem um potencial prejudicial para o corpo, o ambiente ou os bens. As situações perigosas são latentes e costumam ser o primeiro passo para o desenvolvimento de uma situação de emergência.
É possível classificar o perigo de diferentes modos. O perigo latente é aquele que pode ser prejudicial, mas que não afecta directamente nada nem ninguém (como um possível desprendimento de uma rocha de uma montanha que se encontra numa área sem pessoas nem habitações). O perigo potencial, por sua vez, está numa posição capaz de afectar as pessoas, os seus propriedades ou o meio ambiente, pelo que requere uma avaliação do risco e uma possível evacuação (um exemplo desta situação seria um vulcão activo próximo de uma localidade).
Fala-se de perigo mitigado quando o perigo potencial tenha sido identificado e tenham sido tomado medidas para evitar que ocorra um incidente ou para minimizar as suas consequências (como poderia, por exemplo, ser o caso da construção de barricadas para travar uma subida das águas de um rio).

perigo

Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Português

Substantivo


Singular Plural
Masculino perigo perigos
pe.ri.go, masculino
  1. uma situação de ameaça
    • A partir de outubro, todos os refugos que não apresentarem perigo a saúde, sejam eles domésticos, comerciais ou industriais, têm de ser pré-tratados antes de serem depositados num aterro sanitário da União Européia. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 09 de janeiro de 2008)
  2. fonte ou situação que pode causar dano (materais, máquinas, equipamentos e meio ambiente) ou lesão (pessoas)

Tradução

Etimologia

Do latim pericŭlum.

Ver também

No Wikcionário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores