segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O VALOR DOS PAIS - DE VERDADE!!!

Para refletir:

Um jovem de nível acadêmico excelente,
candidatou-se à posição de  gerente de uma grande empresa.

Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista e tomou a última decisão.

O diretor descobriu através do currículo que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até  à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse  pontuado com nota máxima.
O diretor perguntou,
"Tiveste alguma bolsa na escola?"

o jovem respondeu,
"nenhuma".

O diretor perguntou,
"Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades ?"

O jovem respondeu,
"o meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi  a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

 O diretor perguntou,
"Onde trabalha a tua mãe?"

e o jovem respondeu,
"A minha mãe lava roupa."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos.
O jovem  mostrou um par de mãos macias e perfeitas.

O diretor perguntou,
"Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?",

O jovem respondeu,
"Nunca, a minha mãe sempre quis que eu  estudasse e lesse mais livros.
Além disso, a minha mãe lava a roupa  mais depressa do que eu."

O diretor disse,
"Eu tenho um pedido.
Hoje, quando voltares, vai e  limpa as mãos da tua mãe, e depois vem ver-me amanhã de manhã."

O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta.
Quando  chegou a casa,
pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos.
A  mãe achou estranho,
estava feliz mas com um misto de sentimentos e  mostrou as suas mãos ao filho.
O jovem limpou lentamente as mãos da mãe.
Uma lágrima escorreu-lhe  enquanto o fazia.
Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe  estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nas suas mãos.
Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpas com  água.

Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades.
As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência  acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe,
o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.

Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte,
o jovem foi ao gabinete do diretor,
o diretor  perguntou,
"diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"

O jovem respondeu,
"Eu limpei as mãos da minha mãe,
e ainda acabei de  lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu,
"Por favor diz-me o que sentiste."

O jovem disse
"Primeiro, agora sei o que é dar valor.
Sem a minha mãe,  não haveria um eu com sucesso hoje.
Segundo, ao trabalhar e ajudar a  minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo  pronto.
Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma  relação familiar."

O diretor disse,
"Isto é o que eu procuro para um gerente.
Eu quero  recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que  conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida.
Estás contratado."

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos  seus subordinados.
Todos os empregados trabalhavam diligentemente e  como equipe.
O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro.
Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, vai assumir que toda a gente o deve ouvir e quando se tornar gerente, nunca vai saber o sofrimento dos seus empregados e vais sempre culpar  os outros.
Para este tipo de pessoas, que podem ser boas  academicamente, podem ser bem sucedidas por um bocado, mas  eventualmente não vão sentir a sensação de objetivo atingido.
Vão  resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais.

Se somos esse tipo  de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?
Pode deixar o seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande plasma.
Mas quando cortar a relva, por favor deixe-o experienciar isso.
Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs.
Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer amar como deve de ser.
Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.
A coisa mais importante que os seus filhos devem  entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade, e aprendizagem da habilidade  de trabalhar com os outros para fazer as coisas.
Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?

O valor de nossos pais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores