Steve Jobs, o gênio criativo fundador da Apple, também sentiu a necessidade de treinar o cérebro. E Incrível.club descobriu o seu método.
“Sente-se e, com calma, observe o seu interior. Você vai perceber como a sua mente está inquieta. Quando você tentar se acalmar, a situação só vai piorar. Mas, se após um tempo você conseguir, na sua frente se abrirão portas sutis. Sua intuição ficará mais aguçada, sua visão se tornará mais clara e você ficará mais consciente de si mesmo no tempo, nesse momento específico: aqui e agora. Os pensamentos ficarão mais lentos, sua consciência vai se ampliar e você passará a ver mais do que via antes.“Foi desta forma que Steve Jobs descreveu os efeitos da meditação ao seu biógrafo Walter Isaacson.
Um tipo especial de meditação é a meditação da consciência plena, cuja origem remete ao budismo zen e ao taoismo. Pouco antes de morrer, Jobs disse a Isaacson que praticava a meditação há muito tempo. O jornalista e escritor Jeffrey James, que trabalhou com Jobs no início da década de 1990, foi testemunha disso. Eles discutiam muito sobre a relação da filosofia zen e a programação de computadores.
Além de exótico, James lembra que esse momento foi crucial na vida de Jobs. Hoje, o efeito positivo da meditação já é comprovado pela neurociência e gigantes como Google, General Mills, Target e Ford oferecem cursos especiais do mesmo tipo que a meditação de Jobs aos seus funcionários.
A meditação que o fundador da Apple praticava era muito parecida com a que o maestro Yang Jin Ming havia ensinado a James, o jornalista e escritor. Trata-se do seguinte:
Passo 1:
Sente-se na postura da flor de lótus (aquela que costma ser associada à ioga) em um lugar silencioso. Tente fazer isso sobre uma almofada plana para evitar tensão nas costas. Comece a respirar profundamente.Passo 2
Feche os olhos e escute os pensamentos que vêm à sua mente: trabalho, casa, televisão... tudo isso não é mais que um blá blá blá da chamada ”mente de macaco“. Não tente parar esses pensamentos, pelo menos não agora. Observe apenas como a sua mente passa de um pensamento a outro. Repita este exercício 5 minutos ao dia durante uma semana.Passo 3
Sem tentar diminuir ou conter o curso natural dos pensamentos, tente guiar a sua atenção à “mente do boi”, ou seja, à parte da sua mente que pensa com calma e tranquilidade. A ”mente do boi“ apenas observa o mundo em volta. Não julgue, apenas tente encontrar o significado. Apenas olhe, escute e sinta. A maior parte das pessoas nem suspeita que essa mente está lá, mas ela pode aparecer em algum momento confuso, quando a ”mente do macaco" é obrigada a se calar. Além disso, enquanto estamos à mercê da nossa “mente de macaco”, das suas ordens (“pronto“, ”faça”) e de seus sobressaltos, a “mente do boi” continua seu silencioso, paciente e minucioso trabalho.Passo 4
À medida que você começa a ser consciente da sua “mente de boi“, peça que, pouco a pouco, a ”mente de macaco“ pare com o vai e vem de pensamentos de sempre. Jeffrey James afirmava, por exemplo, que a seguinte técnica era muito boa: imaginar que um boi ia tranquilamente por um caminho e um macaco, enfeitiçado, ficava dormindo. Não fique mal se, de vez em quando, o macaco acordar, eles são assim. Você vai perceber que, pouco a pouco, o macaco vai descansar ao invés de saltar na sua mente.Passo 5
Após acalmar a sua “mente de macaco”, continue pensando na sua ”mente de boi”. Desta forma, a sua respiração ficará mais lenta. Você vai sentir o ar tocando a sua pele. É possível que sinta o sangue correndo pelas suas veias. Se você abrir os olhos, verá que o mundo a sua volta está diferente, novo e até mesmo estranho. Você verá que a janela não é mais um quadrado de luz, não é algo que pode ser aberto ou fechado, consertado ou limpo. Existirá apenas o aqui e o agora. Como você mesmo: aqui e agora.Passo 6
Para alcançar este estado, você vai precisar de um pouco de tempo. Não obstante, se fizer tudo corretamente, você não vai sentir a passagem do tempo desde o momento em que você começou e o agora. Pouco a pouco, um dia após o outro, você vai aumentar o tempo de duração da meditação e, ainda que possa parecer estranho, mesmo sem importar exatamente quanto, você não vai sentir a passagem do tempo. Comprove isso com um cronômetro.A prática regular da meditação da consciência plena tem três grandes vantagens:
- Eliminação do estresse. Até mesmo em momentos de grandes dificuldades, o mais provável é que elas nunca se transformem em grandes preocupações.
- A insônia será algo do passado. Jeffrey James é testemunha de que, graças à prática regular da meditação, você vai precisar apenas de 2 a 3 segundos para conseguir dormir por vontade própria.
- Você vai começar a pensar com mais clareza e vai valorizar com maior precisão o que acontece na sua vida.
Fonte: inc
Tradução e Adaptação: Incrível.club
Tradução e Adaptação: Incrível.club
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.