segunda-feira, 24 de outubro de 2022

CEARÁ CIENTÍFICO 2022 - FEIRA DE CIÊNCIAS - Aplicação de projetos permaculturais como intervenção socioambiental.

 

Portal oficial da Educação Científica, disponível no endereço eletrônico   educientifica.seduc.ce.gov.br.  

CATEGORIA III - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

*PROJETOS EM EXECUÇÃO MAS QUE JÁ APRESENTAM RESULTADO

OBS.: A conclusão da pesquisa deve ocorrer entre 1º de março de 2020 até a data da realização do CC 2022

**Até 04 (quatro) estudantes expositores

TEMA: Aplicação de projetos permaculturais como intervenção socioambiental.

Projetos permaculturais:

I. aprendizado de técnicas bioconstrutivas;

II. cultivo de horta e pomar em vasos ou pequenos espaços em quintais ou jardins e aprendizado de técnicas de compostagem;

III. captação de água da chuva, reuso na rega das plantas cultivadas no local e técnicas de filtragem com carvão ativado;  

IV. construção de fogão ecológico – “rocket stove” / fogão foguete;

V. instalação de banheiros secos, biodigestor ou fossa verde - saneamento ecológico. 

TEMA: Aplicação de projetos permaculturais como intervenção socioambiental.

Projetos permaculturais:

I. aprendizado de técnicas bioconstrutivas;

Com o aprendizado de técnicas bioconstrutivas: uso de materiais descartados encontrados no próprio meio e até mesmo a produção de tijolos ecológicos ou similares, torna possível que pessoas que tenham suas casas com algum tipo de avaria possam repará-la com um mínimo ou nem um dispêndio.

II. cultivo de horta e pomar em vasos ou pequenos espaços em quintais ou jardins e aprendizado de técnicas de compostagem;

Com o aprendizado das técnicas de cultivo orgânico, manejo e nutrição de plantas alimentícias em pequenos espaços ou vasos possibilita a garantia mínima da segurança alimentar de um núcleo familiar. Esse projeto pode ser estendido para locais maiores como terrenos baldios disponíveis para a implantação de hortas comunitárias.

III. captação de água da chuva, reuso na rega das plantas cultivadas no local e técnicas de filtragem com carvão ativado; 

O aprendizado das técnicas e da aplicação de um sistema doméstico de captação e filtragem da água da chuva por carvão ativado pode garantir às pessoas o abastecimento de água em momentos de instabilidade no fornecimento ou falta.

IV. construção de fogão ecológico – “rocket stove” / fogão foguete;

O aprendizado do método construtivo de fogões ecológicos torna possível às famílias em situação financeira comprometida a garantia complementar à sua segurança alimentar. A substituição do fogão convencional a gás e do fogão à lenha, não ecológico, também beneficia o meio ambiente por ter uma queima limpa, ou seja, por não produzir gases poluentes e consumir muito menos lenha.

V. instalação de banheiros secos, biodigestor ou fossa verde - saneamento ecológico. 

O aprendizado e a implantação de pelo menos um dos projetos de saneamento ecológico doméstico como o banheiro seco, biodigestor ou fossa verde torna possível a solução de problemas gerados pelo despejo de águas servidas a céu aberto e consequentemente torna mais saudável a vida das pessoas do local. Banheiros secos utilizam serragem no lugar da água; o biodigestor composta os dejetos e possibilita o reuso da água na rega de plantas, não comestíveis e a fossa verde que une a função de fossa séptica de um banheiro convencional ao de um biodigestor.

 

 

9 comentários:

  1. A permacultura é um estilo de vida que une conhecimentos ecológicos ancestrais e tecnologias modernas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente de maneira sustentável.
    A permacultura tem como princípios cuidar das pessoas e do meio ambiente em favor / em prol do bem comum.

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  2. O conhecimento e a execução de seus projetos garantem às pessoas uma vida melhor: mais saudável e autossustentável.
    Qualquer intervenção capaz de garantir minimamente dignidade humana como segurança alimentar e saneamento básico é autossustentável, além de louvável.

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  3. Conhecimentos ecológicos ancestrais são os conhecimentos baseados na observação e imitação da natureza. Por exemplo: observando a natureza aprendemos com ela que o correto é não fazer a limpeza do local com fogo para começar o plantio. Devemos entender que o material existente deve ser mantido para garantir a vida no solo e a umidade necessária para o bom desenvolvimento das plantas

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  4. A bioconstrução é o nome dado às técnicas de construir moradias com elementos naturais encontrados no ambiente, ou seja, que não necessariamente precisam ser comprados. Ex.: Casas de madeira, de bambu, de restos de construção encontradas nos terrenos baldios, de terra / argila e areia, de objetos descartáveis como garrafas pet ou de vidro... Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais negativos, uma vez que, aproveita / faz uso do que a natureza oferece.

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  5. O fogão ecológico não polui o meio ambiente. A queima é limpa. Não produz gases poluentes e utiliza pouquíssima madeira, além de não deixar a “bunda da panela” / o fundo da panela preto. Também chamado de fogão foguete por produzir uma chama alta e potente. Este fogão pode substituir o fogão de cozinha convencional a gás. O segredo está no método de construção, que segue uma norma da física em seu projeto. O fogão deve ter formato de torre com passagem de ar em seu topo e duas entradas em sua base: a mais baixa para a alimentação do oxigênio e a segunda, imediatamente acima, para a lenha.

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  6. A PERMACULTURA, que é uma CIÊNCIA DA NATUREZA vinculada às ciências humanas, uma vez que tem por princípios cuidar das pessoas, da terra e objetiva uma partilha justa de bens materiais e imateriais produzidos coletivamente e tem por finalidade intervir no meio ambiente como um todo de forma impactante positivamente ao melhorar o meio em que se vive e consequentemente a vida das pessoas de maneira sustentável.

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  7. Dos inúmeros projetos empregados na Permacultura, 7 deles podem ser empregados de maneira interventiva para melhorar a vida das pessoas de uma comunidade ou até solucionar problemas relacionados a problemas estruturais de moradia, insegurança alimentar, a falta ou existência de água imprópria para consumo e saneamento básico.

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  8. RESUMO – Qualquer comunidade carente que sofre com problemas de moradia, segurança alimentar, abastecimento de água e saneamento básico que se predispuser a aprender e a colocar em prática os projetos permaculturais pode garantir uma melhoria de vida considerável. A E.E.M.T.I. Presidente Geisel – CREDE 19 – de Juazeiro do Norte, através das Eletivas de Educação Ambiental, Horta na escola e Permacultura ministradas hibridamente, de forma virtual (2020/21), em razão da pandemia, e presencial (2022) serviram para propagar o ensino e a aprendizagem dos princípios permaculturais de cuidado com as pessoas, com a terra e a necessidade de partilhar bens materiais e imateriais, principalmente em tempos de crise sanitária e financeira. Os estudantes em casa, na companhia de seus familiares, pode aprender a cultivar seu próprio alimento de maneira orgânica, captar a água da chuva e torná-la própria para o consumo, fazer seu próprio fogão ecológico à lenha e não depender do gás de cozinha e tantos outros projetos de utilidade pública. Descobrimos o lado bom da internet: os canais dos afamados D.I.Y. – faça você mesmo – que nos abriram os olhos para um mundo possível e reciclável, provando que nós podemos fazer o que quisermos munidos de criatividade e saber. O que é melhor, fazendo uso daquilo que a natureza nos dá ou foi descartado como algo que “já deu o que tinha que dar”. O match perfeito do conhecimento e da prática.

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