Maria Celeste Braga Sales Pinheiro [mcbsp76@yahoo.com.br]
Resumo
Este trabalho relata uma experiência didática da Eletiva de Educação Ambiental na E.E.M.T.I. Presidente Geisel – Polivalente de Juazeiro do Norte. As estratégias utilizadas para este trabalho foram realizadas em modo remoto, em decorrência do isolamento social necessário gerado pela pandemia do COVID - 19. A proposta discutida e acordada entre os alunos resultou na divisão de 4 grupos com respectivo administrador. Cada grupo representante de um dos 4 elementos naturais - terra, água, fogo e ar - responsável pela pesquisa e execução de um projeto referente ao seu elemento que julgassem essencial para o “sobrevivencialismo doméstico”. Os conceitos de Educação Ambiental e seus preceitos e filosofias foram abordados no primeiro momento, anterior à pandemia. Toda a pesquisa posterior e acompanhamento foram realizados exclusivamente através de plataformas on-line, fazendo uso de email institucional, criado disponibilizado pela escola maria.pinheiro18@gmail.com - “blog” pessoal e redes sociais diversas. O resultado foi publicado sob 2 formatos: audiovisual, via You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=Z-JBYrodu6M PERMACULTURA e texto multimodal, via “blog”: https://mcbluegreen.blogspot.com/ TODAS AS CIÊNCIAS. O tema do relato dessa experiência didática foi escolhido previamente pela professora responsável pela disciplina da Eletiva de Educação Ambiental, Maria Celeste Braga Sales Pinheiro e os projetos escolhidos e executados pelos integrantes de cada equipe ou grupo. Os resultados são positivos. Com esta metodologia de pesquisa e execução prática a aprendizagem se torna significativa, devido ao seu caráter utilitário, uma vez que, dentro da proposta de “sobrevivencialismo doméstico” cumpre sua funcionalidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; ensino remoto; sobrevivencialismo doméstico; Permacultura; caráter utilitário.
Introdução
TEMA: As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico.
RELEVÂNCIA
A importância do uso das plataformas educacionais e outros reforços on-line como ferramentas para a realização do ensino em caráter remoto de emergência.
JUSTIFICATIVA
As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico para a realização da Eletiva de Educação Ambiental como o uso de plataformas educacionais e redes sociais foram as únicas alternativas que permitiram, favoreceram e ou possibilitaram pesquisa e integração - embora parcial -entre alunos e professores.
PROBLEMÁTICA
Dentre alguns fatores que comprometem a prática docente desenvolvida com alunos podemos citar o maior deles: o acesso à internet – de má qualidade ou sua ausência, o que torna o cumprimento efetivo da carga horária de 20 aulas de 50 minutos inviável.
OBJETIVO
Com o objetivo de cumprir de forma minimamente satisfatória: quantitativa e qualificativamente, o ensino da eletiva de Educação Ambiental, fez-se necessário a criação de um agendamento programado de atividades fundamentalmente domiciliares em detrimento das aulas on-line, ou seja, limitando os encontros ao mínimo necessário, sem comprometer o aprendizado teórico e prático.
METODOLOGIA
Em nosso primeiro encontro remoto, um calendário de atividades previamente agendadas e orientações essenciais com data limite de entrega e avaliação final, assim como endereços de contatos e pesquisas foi repassado a cada um para a produção de seus projetos que seriam executados de maneira autônoma e domiciliar, mas comprometida e responsável pelo bom andamento e avaliação de equipe onde esteja inserido. Ficando obrigatório apenas 3 encontros on-line para respectivamente: receber material de apoio e orientações, entrega e apresentação do projeto por meio áudio-visual e encontro final para socialização remota e avaliação geral.
DESENVOLVIMENTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Embora as dificuldades do ensino remoto o resultado final é significante, por unir conhecimento científico adquirido através das pesquisas e funcionalidade utilitária doméstica - uma vez que não mais no meio ambiente escolar – deixando de ser meramente demonstrativo. Tal funcionalidade utilitária doméstica, levou a própria professora a também por em prática todos os projetos possíveis em sua própria casa, servindo de incentivo e exemplo para seus alunos.
A pedagogia dos projetos
As atividades desenvolvidas com os projetos didáticos propiciam a articulação das atividades educativas de modo potencialmente significativo, favorecendo assim uma aprendizagem onde o aluno consegue não só relacionar o que aprendeu com aplicações no mundo em que vive, mas pô-las em pratica em sua própria casa.
Os alunos juntamente com o professor redimensionam e desenvolvem seus projetos de acordo com o problema inusitado gerado pela pandemia, ou seja, é a partir da geração dessa situação problema que surge a ideia de direcionar as práticas puramente demonstrativas e torná-las úteis e funcionais, além de tornar o aluno um sujeito atuante no seu processo de aprendizagem e não mais um mero espectador, receptor de informações de alguém ou algo. Em outras palavras, o resultado final que seria a nota avaliativa de uma prova após a resolução de questões tem menos sentido, principalmente se o aluno não puder aplicar o que aprendeu na prática em sua vida e até mesmo solucionar um problema de seu cotidiano ou geração de um produto final que o interesse.
.
Relato da experiência: aspectos gerais
A atividade é desenvolvida de maneira autônoma e remota por cada membro da equipe, partindo dos interesses e conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas sugeridas e ou dirigidas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA e, por fim, a escolha do assunto ou projeto que desejam desenvolver e ou entender melhor, o que denominamos tema gerador ou palavra-chave, dentro da proposta da professora que seria cada um dos 4 elementos naturais: terra, fogo, água e ar; correspondente ao número de equipes de trabalho.
Depois de separados os artigos trazidos pelos alunos, conforme os assuntos sugeridos acima, foi realizada uma nova organização do material e a montagem de pastas com assuntos gerais. Os temas geradores foram:
Os temas geradores escolhidos pelos grupos foram:
- Terra: compostagem e produção de biofertilizantes líquidos para horta e pomar
- Fogo: fogões ecológicos – “rocket stove” - fogão foguete
- Água: sistema de coleta de água da chuva e reuso da água cinza
- Ar: plantas que limpam o ar
Cada membro da equipe fica responsável por documentar por meio áudio-visual todo o processo da execução de seu projeto, indicando material de pesquisa utilizado, e ao final enviar à professora para avaliação e respectiva postagem em meio virtual: blog, “you tube” e outras redes sociais para a apreciação do público, único momento de “socialização”- remota.
No decorrer do semestre os alunos receberam um material com um calendário com a agenda que deveria ser cumprida e orientações de como os projetos deveriam ser desenvolvidos.
Relato da experiência: aspectos específicos
Como já foi mencionado, este relato envolve 4 grupos que a partir optaram pelo mesmo tema gerador, mas que abordaram assuntos diferentes. Após as orientações recebidas, eles partiram para a
75construção dos projetos. A partir de agora apresentaremos as formas que as atividades foram desenvolvidas por cada grupo Seguem, então, os projetos desenvolvidos pelos alunos.
Referências BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo
da informação.Campinas: Papirus, 2012.
MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2013.
SILVA, M. Sala de aula interativa.São Paulo: Loyola, 2012.
MINICURRÍCULO
Maria Celeste Braga Sales Pinheiro, professora de Língua Portuguesa a mais de 15 anos com especialização em Linguística. Autodidata em línguas de origem latina e mais recentemente, também, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, área em que atua como educadora da eletiva de Educação Ambiental.
Governança PARA CORREÇÃO
(2021-1-6_19:17) Já existe na escola alguns projetos relacionados ao contato direto com a comunidade: o NTTPS - NÚCLEO DE TRABALHO , PESQUISAS E PRÁTICAS SOCIAIS realizado pelos DTs - diretores de turma e os alunos dos terceiros anos. Seria o primeiro ano, mas com a pandemia, o projeto não foi posto em prática. Acredito que chamar os pais para participarem de alguns eventos dirigidos a eles e seus interesses, seria uma forma de aproximar e "cumprir" um pouco mais nosso papel social. Eu sugeri para a administração da escola um curso em 4 sábados para os pais de alunos da comunidade sobre projetos de permacultura. Pretendo convidar Joacy da ONG ABC Ambiental para os encontros - sua ONG atende justamente às escolas de CRAJUBAR. - aval:0.8
PROJETO PERMACULTURAL NA ESCOLA
Trabalho no POLIVALENTE de Juazeiro do Norte – como prefiro chamar nossa escola - desde 2010 e sempre tivemos projetos visando melhorar o ambiente como um todo.
Ações simples, mas que são negligenciadas pela maioria, ainda: apagar a luz ao sair. fechar a torneira corretamente, fechar a porta ao entrar ou sair de uma sala refrigerada, enfim.
Temos o dia D na escola: toda a comunidade é convidada a “cuidar” – pintar, limpar, consertar entre outras demandas. Recentemente, temos os projetos ligados às Eletivas “VERDES”: HORTA + POMAR + HORTO (ervas medicinais) para incrementar a merenda escolar e servir à comunidade e a compostagem dos alimentos orgânicos da cozinha e varrição. – ainda não concretizado devido à pandemia. COLETA SELETIVA de pilhas / baterias e encaminhamento para descarte correto. Uso de garrafas plásticas para a reciclagem ou para outros fins – estéticos e ou funcionais. A substituição dos copos de plástico pelos de vidro. Coleta da água do sistema de ar condicionado para aguar as plantas no final do dia.
COMPOSTAGEM (restos dos alimentos orgânicos da cozinha)
Minha escola está situada em uma região onde o abastecimento d’água em determinadas épocas não é suficiente. Já tivemos que parar as atividades por isso. Em tempos mais quentes, nossa escola também sofre com o aumento do calor e temos problemas com a oscilação da energia e assim, o sistema de ar refrigerado muitas vezes deixa de funcionar ou funciona precariamente e, os ventiladores não dão conta – longe do mar, além de quente, seco. A manutenção é demorada, pois a demanda é grande.
Se as escolas, desde o princípio, ou de agora para a frente se adequassem à filosofia da Permacultura,
Construindo_Comunidade
(2020-11-20_14:34) Por motivo de força maior mudei de
cidade e, consequentemente,de comunidade escolar. Como Professora posso afirmar
que é desse tipo de comunidade, a escolar, da qual sentiria falta. Dos colegas
da profissão e dos alunos. Nós, professores da rede escolar do Estado, de uma
região mais carente, como é o Nordeste, principalmente as escolas do interior,
necessitam de mais atenção e empenho.Na primeira escola, tive a oportunidade de
trabalhar com Artes, e já tendo essa pegada mais ecológica, planejava todas as
nossas atividades práticas para a reciclagem de materiais descartados. Fui
apelidada pelos alunos de "Maria do Bairro", uma alusão a um
personagem catadora de resíduos.
Na escola atual, trabalho com duas Eletivas: Educação Ambiental e Permacultura
Urbana. Tínhamos planejado aplicar alguns projetos nessa área na escola, mas...
veio a QUARENTENA e, com ela, abortamos a ideia de por em prática - na escola.
MAS:...
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: ENSINO REMOTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
SOBREVIVENCIALISMO DOMÉSTICO
Maria Celeste Braga Sales Pinheiro [mcbsp76@yahoo.com.br]
Resumo
Este trabalho relata uma experiência didática da Eletiva de Educação Ambiental
na E.E.M.T.I. Presidente Geisel – Polivalente de Juazeiro do Norte. As
estratégias utilizadas para este trabalho foram realizadas em modo remoto, em
decorrência do isolamento social necessário gerado pela pandemia do COVID - 19.
A proposta discutida e acordada entre os alunos resultou na divisão de 4 grupos
com respectivo administrador. Cada grupo representante de um dos 4 elementos
naturais - terra, água, fogo e ar - responsável pela pesquisa e execução de um projeto
referente ao seu elemento que julgassem essencial para o “sobrevivencialismo
doméstico”. Os conceitos de Educação Ambiental e seus preceitos e filosofias
foram abordados no primeiro momento, anterior à pandemia. Toda a pesquisa
posterior e acompanhamento foram realizados exclusivamente através de
plataformas on-line, fazendo uso de email institucional, criado disponibilizado
pela escola maria.pinheiro18@gmail.com - “blog” pessoal e redes sociais
diversas. O resultado foi publicado sob 2 formatos: audiovisual, via You Tube https://www.youtube.com/watch?v=Z-JBYrodu6M PERMACULTURA e texto multimodal, via “blog” https://mcbluegreen.blogspot.com/ TODAS AS CIÊNCIAS. O tema do relato dessa experiência
didática foi escolhido previamente pela professora responsável pela disciplina
da Eletiva de Educação Ambiental, Maria Celeste Braga Sales Pinheiro e os
projetos escolhidos e executados pelos integrantes de cada equipe ou grupo. Os
resultados são positivos. Com esta metodologia de pesquisa e execução prática a
aprendizagem se torna significativa, devido ao seu caráter utilitário, uma vez
que, dentro da proposta de “sobrevivencialismo doméstico” cumpre sua
funcionalidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; ensino remoto; sobrevivencialismo
doméstico; Permacultura; caráter utilitário.
Introdução
TEMA: As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico.
RELEVÂNCIA
A importância do uso das plataformas educacionais e outros reforços on-line
como ferramentas para a realização do ensino em caráter remoto de emergência.
JUSTIFICATIVA
As estratégias em modo remoto utilizadas no processo didático pedagógico para a
realização da Eletiva de Educação Ambiental como o uso de plataformas
educacionais e redes sociais foram as únicas alternativas que permitiram,
favoreceram e ou possibilitaram pesquisa e integração - embora parcial -entre
alunos e professores.
PROBLEMÁTICA
Dentre alguns fatores que comprometem a prática docente desenvolvida com alunos
podemos citar o maior deles: o acesso à internet – de má qualidade ou sua
ausência, o que torna o cumprimento efetivo da carga horária de 20 aulas de 50
minutos inviável.
OBJETIVO
Com o objetivo de cumprir de forma minimamente satisfatória: quantitativa e
qualificativa, o ensino da eletiva de Educação Ambiental, fez-se necessário a
criação de um agendamento programado de atividades fundamentalmente
domiciliares em detrimento das aulas on-line, ou seja, limitando os encontros
ao mínimo necessário, sem comprometer o aprendizado teórico e prático.
METODOLOGIA
Em nosso primeiro encontro remoto, um calendário de atividades previamente
agendadas e orientações essenciais com data limite de entrega e avaliação
final, assim como endereços de contatos e pesquisas foi repassado a cada um
para a produção de seus projetos que seriam executados de maneira autônoma e
domiciliar, mas comprometida e responsável pelo bom andamento e avaliação de
equipe onde esteja inserido. Ficando obrigatório apenas 3 encontros on-line
para respectivamente: receber material de apoio e orientações, entrega e
apresentação do projeto por meio audiovisual e encontro final para socialização
remota e avaliação geral.
DESENVOLVIMENTO
RESULTADO E DISCUSSÃO
Embora as dificuldades do ensino remoto o resultado final é significante, por
unir conhecimento científico adquirido através das pesquisas e funcionalidade
utilitária doméstica - uma vez que não mais no meio ambiente escolar – deixando
de ser meramente demonstrativo. Tal funcionalidade utilitária doméstica, levou
a própria professora a também por em prática todos os projetos possíveis em sua
própria casa, servindo de incentivo e exemplo para seus alunos.
Minicurrículo
Maria Celeste Braga Sales Pinheiro, professora de Língua Portuguesa a mais de
15 anos com especialização em Linguística. Autodidata em línguas de origem
latina e mais recentemente, também, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
área em que atua como educadora da eletiva de Educação Ambiental.
A pedagogia dos projetos
As atividades desenvolvidas com os projetos didáticos propiciam a articulação
das atividades educativas de modo potencialmente significativo, favorecendo
assim uma aprendizagem onde o aluno consegue não só relacionar o que aprendeu
com aplicações no mundo em que vive, mas pô-las em pratica em sua própria casa.
Os alunos juntamente com o professor redimensionam e desenvolvem seus projetos
de acordo com o problema inusitado gerado pela pandemia, ou seja, é a partir da
geração dessa situação problema que surge a ideia de direcionar as práticas
puramente demonstrativas e torná-las úteis e funcionais, além de tornar o aluno
um sujeito atuante no seu processo de aprendizagem e não mais um mero
espectador, receptor de informações de alguém ou algo. Em outras palavras, o
resultado final que seria a nota avaliativa de uma prova após a resolução de
questões tem menos sentido, principalmente se o aluno não puder aplicar o que
aprendeu na prática em sua vida e até mesmo solucionar um problema de seu
cotidiano ou geração de um produto final que o interesse.
.
Relato da experiência: aspectos gerais
A atividade é desenvolvida de maneira autônoma e remota por cada membro da
equipe, partindo dos interesses e conhecimentos adquiridos por meio de
pesquisas sugeridas e ou dirigidas sobre EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOBREVIVENCIALISMO
DOMÉSTICO EM TEMPO DE PANDEMIA e, por fim, a escolha do assunto ou projeto que
desejam desenvolver e ou entender melhor, o que denominamos tema gerador ou
palavra-chave, dentro da proposta da professora que seria cada um dos 4 elementos
naturais: terra, fogo, água e ar; correspondente ao número de equipes de
trabalho.
Os temas geradores escolhidos pelos grupos foram:
- Terra: compostagem e produção de biofertilizantes líquidos para horta e pomar
- Fogo: fogões ecológicos – “rocket stove” - fogão foguete
- Água: sistema de coleta de água da chuva e reuso da água cinza
- Ar: plantas que limpam o ar
Cada membro da equipe fica responsável por documentar por meio audiovisual todo
o processo da execução de seu projeto, indicando material de pesquisa
utilizado, e ao final enviar à professora, na data acordada, para avaliação e
respectiva postagem em meio virtual: blog, “You Tube” e outras redes sociais
para a apreciação do público, único momento de “socialização”- remota.
No decorrer do semestre os alunos, após o recebimento de material com um
calendário e agenda a ser cumprida e devidas orientações de como os projetos
deveriam ser desenvolvidos.
- aval:1.0
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