O grupo Neonergia quer levar um sistema de energia solar
para a ilha de Fernando de Noronha. O investimento é de cerca de R$ 5
milhões. Será a primeira vez que painéis fotovoltaicos serão conectados à
rede elétrica local. A previsão é que o projeto seja concluído até o
fim de 2012.
Segundo o site da Exame, o projeto de Geração Solar
Fotovoltaica na ilha paradisíaca foi assinado pelo Departamento de
Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, que tem domínio sobre a
área onde os painéis serão instalados – cerca de seis mil metros
quadrados. A expectativa é que o sistema gere 600 MWh anualmente, o que
representa 6% do consumo da ilha.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) será responsável pela implantação do sistema. A energia solar
vai se somar àquela gerada por termoelétricas, reduzindo assim o
impacto ambiental atual para gerar energia na ilha e diminuindo também a
dependência de combustível.
Também deve haver troca de lâmpadas e refrigeradores de alto consumo
energético em diversos endereços. Esses aparelhos serão substituídos por
iluminação LED e equipamentos com selo Procel de economia. Desta forma,
serão economizados 97,7 MWh por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.