Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

Homem tem de tomar cuidado com equilíbrio da Amazônia

Quem nunca ouviu falar que a Amazônia é importante para combater o aquecimento global? Pois é. Ao que tudo indica, essa questão ainda gera dúvidas entre os cientistas, que não sabem dizer se essa região pode ser  mesmo considerada um “sorvedouro” de carbono. Recentemente, um estudo brasileiro apontou para um quadro preocupante: há sinais de que a floresta está emitindo cada vez mais carbono ao invés de absorver.
Paulo Artaxo, geofísico da USP e um dos autores de um estudo a respeito, afirmou à Agência Fapesp que “a floresta desenvolveu, ao longo de seu processo evolutivo, mecanismos que permitem recuperar o ponto de equilíbrio da Amazônia. No entanto, isso tem um limite que pode ser ultrapassado dependendo do grau de perturbação que o homem provoca no ecossistema. Esse delicado equilíbrio precisa ser respeitado para que o processo de ocupação da Amazônia não desestabilize ainda mais o funcionamento do ecossistema”.
A conclusão foi publicada em um artigo da Nature, no qual estão resumidos os balanços de 20 anos de pesquisas do LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), o maior projeto de pesquisa em ecologia e geociências da região.
“O LBA mostrou que em um período de forte estresse climático, como as secas de 2005 e 2010, a floresta se torna uma pequena fonte de carbono”, disse Artaxo em entrevista à “Folha de S.Paulo”.
Além disso, a pesquisa conclui que apesar de a Amazônia ser robusta o suficiente para suportar fatores individuais de estresse – como secas, desmatamentos e queimadas, por exemplo – a floresta pode não suportar todos ao mesmo tempo.
Veja o infográfico feito pela Editoria de Arte da Folha, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores