PROJETO
I Feira de Permacultura Cearense Digital
TEMA: Permacultura e Resiliência em Comunidades Escolares
AUTORES
RESUMO
Palavras-chave: comunidades escolares, biofilia, permacultura urbana, sustentabilidade.
1. INTRODUÇÃO
O crescimento do consumo de bens de produção das grandes cidades e a ocupação desordenada de espaços urbanos ao estilo de vida “insustentável” da sociedade moderna trouxe à tona várias questões que envolvem a necessidade urgente de uma mudança de pensamento e dos meios de produção. Nesse contexto, pensar em formas alternativas de organização do espaço urbano, além de agregar a esse espaço características naturais e ecologicamente sustentáveis vêm sendo discutidas como alternativas viáveis para o momento atual. Novas construções sustentáveis, com utilização de paisagismo produtivo, trariam consigo a possibilidade de propiciar espaços mais saudáveis, incluindo áreas de lazer e estar para a população. Os princípios da permacultura e agroecologia são elementos fundamentais para indicar soluções inovadoras na ocupação dos vazios urbanos de maneira resiliente e com valorização dos usuários.
A permacultura surgiu como conceito e prática de um sistema de uso consciente da terra e dos recursos naturais em 1978 e foi desenvolvida pelos ecólogos australianos Bill Mollison e David Holmgren. Essa proposta associa um olhar de cuidado das pessoas, da natureza, da alimentação e dos princípios éticos e das cidades... Esta traz um olhar sistêmico para o todo, avaliando a extração os recursos naturais urbanos, o uso irracional da água, a ineficiência na obtenção e consumo de alimentos e energia e nem destino adequado para os resíduos gerados
Para Mollison (1998,) a "permacultura é a filosofia de trabalhar com e não contra a natureza, depois de uma observação atenta e transferível para o cotidiano, em oposto ao trabalho descuidado”. Já Holmgren (2002, 2013), define o termo como "aquelas paisagens conscientemente projetadas que simulam ou imitam os padrões e as relações observadas nos ecossistemas naturais.” Assim, a Permacultura surge como alternativa promissora para o desenvolvimento de cidades, bairros e espaços sustentáveis e resilientes.
A concepção da prática da Permacultura busca uma mudança no estilo de vida pessoal visando uma mudança coletiva, assim como agir localmente, pensando globalmente. A permacultura trabalha com princípios que nos permite pôr em prática um sistema humano completo, eficiente e sustentável, consiste em planejar (design) e executar sociedades sustentáveis que associam técnicas ancestrais à tecnologia atual (engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências sociais, todas conectadas sob a ótica da ecologia) (Mollison 1998).
Segundo Harland (2018), os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos como um sistema de criação de comunidades sustentáveis que integra ecologia e design, estimulando práticas e soluções conscientes, frente aos inúmeros problemas que enfrentamos nas áreas urbanas e de produção.
Visando a introdução de tais conteúdos e a formação de pequenas células multiplicadoras desse conhecimento, o ensino de permacultura e a elaboração de projetos na comunidade escolar estimula e amplia formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade-natureza e soluções para os problemas ambientais. Desse modo, pode-se afirmar que alguns recursos de comunicação e divulgação como feira de conhecimentos específicos servem como um instrumento essencial na formação dos jovens, pois é quando eles têm a oportunidade de transformar a teoria em prática.
2.0 Objetivo Geral
O projeto da Feira de Permacultura está inserido no projeto de educação e propagação da Permacultura Urbana nas Escolas de Ensino Médio, nas modalidades EEEP, EEMTI e EFA do Estado do Ceará. Essa feira objetiva realizar a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas acompanhadas pelo projeto sobre assuntos referentes a Permacultura urbana e incentivando práticas sustentáveis em ambiente escolar.
2.1 Objetivos Específicos
Divulgar conhecimentos e saberes tradicionais associados a novas tecnologias difundidos pelas práticas em Permacultura urbana,
Apresentar um histórico do uso da permacultura nas escolas envolvidas mostrando alternativas para o uso irracional de recursos,
Desenvolver e apresentar atividades permanentes com os alunos no âmbito escolar.
3.0 Metodologia
A Feira de Permacultura ocorrerá de forma digital, através das plataformas virtuais, instagram e youtube, por serem mais acessíveis e estarem presentes no cotidiano do público alvo do projeto, alunas e alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
O processo de participação na feira se dará da seguinte maneira:
1. Inscrição através de formulário digital online;
2. Envio de produto audiovisual, com duração máxima de 5 minutos, através de formulário digital, contextualizando o projeto desenvolvido (escola, comunidade e projeto);
3. Elaboração de projeto por escrito, enviado através de formulário digital, contendo introdução, justificativa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, análise dos resultados, conclusão, referências e registro de imagens fotográficas acerca da prática apresentada;
4. Apresentação da pesquisa através de produção de material audiovisual, publicado na plataforma do YOUTUBE, com duração máxima de 5 minutos.
4.0 Referências
HARLAND, Maddy. Future Care – redefining the third permaculture ethic. Permaculture International, nº95 – Spring 2018. Acesso: 14 de mar 2018. Disponível em: https://www.permaculture.co.uk/articles/redefining-third-permaculture-ethic-future-care
HOLMGREN, David. Permaculture: principles and pathways beyond sustainability. Holmgren Design Services Hepburn, Vic, 2002.
HOLMGREN, David. Permacultura: princípios e caminhos além da sustentabilidade. / David Holmgren; tradução Luzia Araújo. – Porto Alegre: Via Sapiens, 2013. 416p.
MOLLISON, B. C. Permaculture. Tyalgum, Australia: Tagari Publications. 1988.
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