sexta-feira, 19 de julho de 2013

ÁGUA OXIGENADA


Peróxido de hidrogênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peróxido de hidrogénio
Fórmula estrutural
Hydrogen peroxide
Hydrogen peroxide Modelo estrutura do eteno
Geral
Nome IUPAC Peróxido de hidrogênio
Nomes usuais Água oxigenada
peróxido de di-hidrogênio
dióxido de diidrogênio
Fórmula química H2O2
Massa molar 34.01475 g/mol
Aparência Líquido claro
Número do CAS 7722-84-1
Comportamento de fase
Ponto de fusão 262 K (-11°C)
Ponto de ebulição 414 K (141°C)
Propriedades sólidas
ΔfH0sol -200 kJ kJ/mol
S0sol  ? J/mol·K
Propriedades líquidas
Densidade 1,476 g/cm³
Solubilidade em água miscível
Viscosidade 1,245 cP a 20°C
ΔfH0liq -188 kJ/mol
S0liq 110 J/mol·K
Propriedades gasosas
ΔfH0liq -136,11 kJ/mol
S0liq 232,95 J/mol·K
Segurança
Símbolos de risco
Símbolo de segurança C
C
Corrosivo
Instruções de Risco e Segurança R: 34
S: 3-26-36/37/39-45
Ponto de fulgor não inflamável
Ingestão Problemas sérios, possível morte.
Inalação Irritação severa. Possível morte.
Mais informações
MSDS Hazardous Chemical Database
Unidades do SI são usadas quando possível. Salvo quando especificado o contrário, são considerados condições normais de temperatura e pressão.
O peróxido de hidrogénio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2. Foi descrito a primeira vez por Louis Jacques Thénard, numa reacção de peróxido de bário com ácido nítrico.1
Trata-se de um líquido viscoso e poderoso oxidante. É incolor à temperatura ambiente e apresenta característico sabor amargo. Quantidades pequenas de peróxido de hidrogénio gasoso ocorrem naturalmente no ar. O peróxido de hidrogénio é instável e quando perturbado, rapidamente se decompõe (através da enzima Catalase, presente em nosso corpo), de H2O2, em água(H2O) e oxigênio(O2) com libertação de calor. Deste modo, quando ele é transformado em água e oxigénio pela catalase, acaba por matar bactérias e vírus anaeróbicos (que não sobrevivem à presença de oxigénio), pois libera oxigénio puro, tendo a função de "Desinfectante Oxidante". Embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contacto com matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze.
O peróxido de hidrogénio é encontrado em concentrações baixas (3-9%) em muitos produtos domésticos para uso medicinal e como clareador da roupa e do cabelo. Na indústria, o peróxido de hidrogénio é usado em concentrações mais elevadas para clarear tecidos, pasta de papel, e ainda como combustível para ajuste e correcção nas trajectórias e órbitas de satélites artificiais no espaço. Na área médica é usado como desinfectante ou agente esterilizante em autoclave de plasma. Na área química é usado como componente da espuma de borracha orgânica e outras substâncias químicas. Noutras áreas como na investigação é usado para medir a actividade de algumas enzimas como a catalase.
O peróxido de hidrogénio actua ainda em diversos mecanismos de degradação de aminoácidos (em associação com amino-oxidases), por conta de seu poder oxidante elevado. Tal composto ainda pode actuar na fotossíntese (ciclo do glioxilato), e na síntese de glicose a partir de fontes que não contenham carboidratos (gliconeogénese).

Usos gerais

Obs.: A água oxigenada vendida comercialmente é uma mistura de água e peróxido de hidrogénio, sendo que o peróxido de hidrogénio representa entre 3% e 9% desta mistura. Apesar de ser muitas vezes empregada dessa forma, "água oxigenada" não é sinonimo de "peróxido de hidrogênio".

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto inorgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores