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sábado, 26 de novembro de 2022

MOVIMENTO LED - LUZ NA EDUCAÇÃO - INICIATIVA: APLICAÇÃO DE PROJETOS PERMACULTURAIS COMO AÇÃO INTERVENTORA SOCIOAMBIENTAL

 

1. Descreva a iniciativa, quais seus objetivos e o que motivou o seu desenvolvimento. *

Este é o momento de detalhar a iniciativa. Você pode descrever a missão e os objetivos, além de apresentar uma breve narrativa sobre as motivações e a trajetória da organização/pessoa responsável. Não se esqueça de contar como você (e/ou a pessoa responsável), a organização (se houver) e a iniciativa se conectam com o campo da educação. (máximo 1500 caracteres) 

A INICIATIVA SE DEU LOGO APÓS CURSAR UM PDC - CURSO DE DISIGN DE PERMACULTURA, ON-LINE, OFERECIDO PELA SEDUC CE. AO FINAL DO CURSO, TÍNHAMOS COMO ATIVIDADE A PRODUÇÃO DE UM PROJETO PERMACULTURAL VIRTUAL, SEM NECESSARIAMENTE EXECUTÁ-LO, UMA VEZ QUE, A AVALIAÇÃO ERA DA CAPACIDADE DE PRODUZIR UM DESIGN TÉCNICO CAPAZ DE DEMONSTRAR COMO TAL PODERIA SER EXECUTADO EM NOSSA ESCOLA PARA TORNÁ-LA UM LUGAR MELHOR E MAIS AGRADÁVEL. MINHA IDEIA ERA EXECUTÁ-LO DE FATO. UM DETALHE IMPORTANTE, ANTES DE CURSAR O PDC EU JÁ MINISTRAVA ELETIVAS COM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AFINS E, MESMO DESCONHECENDO A PERMACULTURA PROPRIAMENTE DITA, JÁ APLICAVA ALGUNS PROJETOS EM MINHA CASA, QUE DURANTE A PANDEMIA COM AS AULAS ON-LINE, SERVIRAM COMO MATERIAL DE PRÁTICA DOCUMENTADA PASSO A PASSO DE MANEIRA INFORMAL, MAS SIGNIFICATIVA, UMA VEZ QUE ELAS POSSIBILITARAM AOS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS TAMBÉM PÔ-LOS EM PRÁTICA EM SUAS CASAS. O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO FOGÃO ECOLÓGICO FOI O MAIS EXECUTADO. UM DE MEUS OBJETIVOS FOI E É PROPAGAR O CONHECIMENTO DA PERMACULTURA: SUAS TÉCNICAS E PROJETOS POR ACREDITAR VEEMENTEMENTE QUE SEJAM MEIOS DE INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL PARA A MELHORIA DA VIDA DAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE AS MAIS CARENTES E DESASSISTIDAS. COM O "FIM" DA PANDEMIA, COM A VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS, COLOCAMOS ALGUNS PROJETOS EM PRÁTICA DANDO DESTAQUE AOS DE CARÁTER BIOFÍLICO, COMO A CRIAÇÃO DE UMA INSTALAÇÃO PERMACULTURAL E DOS ESPAÇOS BIOFÍLICOS DE OUTONO, PRIMAVERA, VERÃO E INVERNO.

2. Qual(is) desafio(s)/problema(s)/demanda(s) provocaram a criação da iniciativa e quais as estratégias desenhadas para atender a esses desafios? *

Aqui a ideia é você detalhar um pouco mais sobre como a iniciativa responde aos principais desafio(s)/ problema(s)/demanda(s) identificados. Para isso, você pode trazer dados e informações adicionais. Ex.:  se o seu desafio for a evasão escolar, apresente os dados que confirmam que há evasão escolar no território/contexto da iniciativa. (máximo 1500 caracteres)

A DIFICULDADE ESTÁ EM QUEBRAR ALGUNS PADRÕES DE CULTURA E CONVENCIONALISMO. AO SABER QUE A PERMACULTURA É UMA CIÊNCIA RELATIVAMENTE NOVA E ALÉM DISSO É UM ESTILO DE VIDA, UMA FILOSOFIA QUE UNE CONHECIMENTOS ANCESTRAIS E TECNOLOGIAS NOVAS E BUSCA UMA MUDANÇA NO MODO DE PRODUÇÃO E UM RETORNO ÀQUELE OLHAR E VIVÊNCIA MAIS ÍNTIMA E INTERATIVA COM A NATUREZA, OBSERVANDO-A POR INTEIRO E TENTANDO IMITÁ-LA PARA A CONSERVAÇÃO E PERMANÊNCIA DE SEUS CICLOS NATURAIS QUE GARANTEM NOSSA VIDA NA TERRA. EM RESUMO, A PERMACULTURA TEM COMO PRINCÍPIOS O CUIDADO COM AS PESSOAS, COM A TERRA E A JUSTIÇA NA PARTILHA DE BENS MATERIAIS E IMATERIAIS. ALÉM DE TUDO ISSO, OS PERMACULTORES MUITAS VEZES SÃO  VÍTIMAS DE CHACOTAS E PIADAS DE MAU GOSTO DE CUNHO PRECONCEITUOSO.

Questões relacionadas ao critério 1: Inovação

4. Onde você considera que a iniciativa  foi mais inventiva/criativa/inovadora? Não se esqueça de justificar sua resposta. *

 

Para responder a esta pergunta, considere inovação como ações práticas, viáveis, eficientes e eficazes que resultam em um nova solução para um desafio/problema/demanda. E lembre-se: quando falamos em inovação, falamos de território e contexto, afinal algo pode ser inovador dentro de um determinado contexto, ainda que pareça não ser inovador em outro.

Então vamos lá: primeiro, conte para a gente no que a iniciativa inovou. Depois,  descreva os elementos que foram fundamentais para o seu desenvolvimento, podem ter sido na concepção/metodologia, nos processos de gestão e implementação, nas atividades desenvolvidas, na utilização de recursos etc. (Limite máximo 1500 caracteres

POSSO DIZER QUE ESSA INICIATIVA É "MAIS UMA" COM O PROPÓSITO DE PROPAGAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE PERMACULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EMBORA EM PEQUENO NÚMERO, OS CURSOS DE PDC ESTÃO AÍ PARA ISSO. NÓS PERMACULTORES ACREDITAMOS QUE MUITAS ATITUDES, MÍNIMAS QUE SEJAM, MAS QUE FORAM / SÃO CAPAZES DE PROVOCAR UMA MUDANÇA PARA MELHOR NA VIDA DAS PESSOAS E DO SEU / NOSSO MEIO AMBIENTE SÃO LOUVÁVEIS. NO PERÍODO DA PANDEMIA ESSE PROPÓSITO, ESSA UTILIDADE FOI POTENCIALIZADA DEVIDO ÀS CONSEQUÊNCIAS DRÁSTICAS DA CRISE EM CURSO. NECESSIDADES BÁSICAS COMO AS DE MORADIA, SEGURANÇA ALIMENTAR, ABASTECIMENTO D'ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO ENTRE OUTROS ATINGIRAM PROPORÇÕES INOMINÁVEIS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DESSE CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE FORMA AUTÔNOMA SE TORNARAM VITAIS. É FUNDAMENTAL SABER QUE A PERMACULTURA E SEUS PROJETOS SÃO EXECUTADOS COM O USO DE MATERIAIS QUE PODEM SER ENCONTRADOS NA NATUREZA E OU DISPONIBILIZADOS COMO MATERIAIS DESCARTADOS NO MEIO AMBIENTE. NUNCA A RECICLAGEM FOI TÃO IMPORTANTE E NUNCA A CULTURA DO "D.I.Y." - FAÇA VOCÊ MESMO ESTEVE TÃO EM VOGA.

5. A iniciativa pode ser considerada inédita e/ou pioneira no Brasil? Dentro de seu contexto de atuação, como ela  se diferencia de outras iniciativas existentes no campo da educação? *


Aqui queremos saber qual é o diferencial da iniciativa dentro de seu contexto de atuação e conhecer um pouco mais sobre sua trajetória e histórico. Para isso, apresente o que a iniciativa traz de ineditismo, suas características específicas, como ela se diferencia das demais iniciativas existentes e como ela contribui de maneira criativa, inventiva para resolução do desafio/problema/demanda. (Limite máximo 1500 caracteres)

ENQUANTO INICIATIVA EM UMA ESCOLA, CREIO QUE SIM. O MAIS PRÓXIMO QUE TENHO CONHECIMENTO COMO EXEMPLO EM EXECUÇÃO SÃO AS HORTAS ESCOLARES. A INICIATIVA EM QUESTÃO FAZ USO DO CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DE UMA DISCIPLINA EXTRACURRICULAR DE CARÁTER SIGNIFICATIVO QUANTO À APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE O CONHECIMENTO É UTILITÁRIO E EFETIVO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COTIDIANOS, ALÉM DE TRAZER À LUZ NOVOS RUMOS E  PODENDO ATÉ MESMO ALTERAR O PROJETO DE VIDA DO ALUNO AO APRESENTAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

6. Quais são os principais públicos prioritários da iniciativa? Indique como eles têm acesso a ela. *


Basta responder: a iniciativa foi pensada para atender qual ou quais públicos? Ela beneficia um público específico ou diverso? Que público é esse? Por exemplo: pessoas negras (perfil racial), adultas entre 30 a 45 anos (faixa etária), homens e mulheres (gênero), participantes ativos da comunidade escolar (grupo a qual pertencem), classe média baixa e/ou classe baixa (perfil socioeconômico) etc. Além disso, indique quantas pessoas são impactadas dentro do contexto de atuação. Informe, também, se o público acessa a iniciativa de forma paga, gratuita ou se há bolsas, cotas ou alguma contrapartida social. (Limite máximo 1500 caracteres)

EM PRIMEIRO PLANO SÃO OS ESTUDANTES MAIS CARENTES / ALUNOS INSCRITOS NAS ELETIVAS DE PERMACULTURA E SUAS FAMÍLIAS. A INICIATIVA SE ESTENDE À COMUNIDADE ESCOLAR E VIRTUALMENTE A QUEM INTERESSAR, UMA VEZ QUE TODO O CONTEÚDO FICA À DISPOSIÇÃO EM REDES SOCIAIS DIVERSAS: BLOG, CANAL DO YOU TUBE, GRUPOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM.

7. A iniciativa atua com públicos em situação de vulnerabilidade social? Caso sim, conte como isso acontece? Apresente, também, como a promoção da diversidade, representatividade e inclusão estão presentes nas ações da iniciativa e se ela aborda interseccionalidade (raça, gênero, classe e pessoas com deficiência - PcD). *


Aqui, antes de responder, avalie o grau de vulnerabilidade do público impactado e o seu risco social, político e econômico. Observe, também, os princípios de diversidade com que a iniciativa se compromete. Ex.: os territórios de vulnerabilidade social, questões raciais e de gênero são considerados  na sua metodologia; a iniciativa contempla a  acessibilidade para PcDs. (Limite máximo 1500 caracteres).

SIM. COMO ESCOLA PÚBLICA ATENDEMOS EM GRANDE PARTE PESSOAS PERTENCENTES A CLASSES SOCIAIS CARENTES, MORADORAS DE SÍTIOS / ÁREAS RURAIS E PERIFERIAS DE COMUNIDADES COM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL. NOSSA ESCOLA É DE TEMPO INTEGRAL E O FATO DE OFERECER TRÊS REFEIÇÕES POR DIA AOS ESTUDANTES É UM DOS MOTIVOS DA PROCURA POR VAGAS NESSA INSTITUIÇÃO. SABE-SE QUE MUITOS DELES NÃO TÊM ESSA NECESSIDADE ATENDIDA EM SUAS CASAS.

8.Quais os resultados esperados e qual o impacto deles na vida das pessoas e no território onde a iniciativa está inserida? Dessa forma, indique quais são as transformações sociais para as quais a  iniciativa busca contribuir. *

 

A iniciativa contribui para aumentar a taxa de participação de pais e responsáveis nas escolas municipais de determinada cidade?  Contribui para aumentar o nível de satisfação dos alunos com a merenda escolar das escolas de algum  bairro? Contribui para a diminuição da evasão escolar entre meninas adolescentes de escolas públicas de uma região específica? Esses são alguns exemplos de resultados diretos e é importante que você avalie e faça esse mapeamento para responder a essa pergunta. Comente também se acredita que esses impactos são realmente efetivos no seu contexto de atuação e se terão efeitos duradouros entre o público principal. (Limite máximo 1500 caracteres)

COM A PROPAGAÇÃO DE ALTERNATIVAS INTERVENTIVAS SOCIOAMBIENTAIS POR MEIO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM TEÓRICA E PRÁTICA DA PERMACULTURA E SEUS PROJETOS, ESPERA-SE A MELHORIA NA VIDA DAS PESSOAS  E DO SEU MEIO AMBIENTE. CADA PESSOA OU NÚCLEO FAMILIAR QUE DOMINE E PONHA EM PRÁTICA TAIS PROJETOS COMO A BIOCONSTRUÇÃO, O CULTIVO, MANEJO, COMPOSTAGEM E CONSTRUÇÃO DE FOGÃO ECOLÓGICO; CAPTAÇÃO DE ÁGUA, REUSO  E FILTRAGEM; CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS E FOSSAS SANITÁRIAS ECOLÓGICAS PODE GARANTIR SEGURANÇA ALIMENTAR E AMBIENTE SAUDÁVEL E DIGNO DE MANEIRA SUSTENTÁVEL.

9. A iniciativa tem potencial de replicação e escalabilidade? Justifique.. *

Explique se a prática e/ou a metodologia da iniciativa pode ser replicada ou escalada em outros territórios e/ou espaços educacionais. Para isso, considere possíveis adequações na iniciativa, a utilização de recursos - financeiros ou outros - e o tempo viável para a sua implementação e execução. Importante indicar também se a iniciativa já possui estratégias ou formas de crescimento previstas. Ex.: compartilhar a metodologia de forma aberta e gratuita, publicando-a na rede ou apresentando-a em espaços de troca entre profissionais da educação.  

Apresente, ainda, se a iniciativa possui potencial de escalabilidade. Quando falamos em  escalabilidade, estamos falando tanto do aumento do número de territórios ou pessoas impactadas, quanto do potencial de gerar alterações institucionais (políticas e regras) ou culturais (crenças e valores). Ex.: demonstre o potencial ou cite ações de replicação já realizadas pela iniciativa, como a utilização de tecnologias livres (creative commons) e abertura para compartilhar conhecimento, saberes e fazeres.  (Limite máximo 1500 caracteres)

A INICIATIVA TEM POTENCIAL DE REPLICAÇÃO E ESCALABILIDADE. UMA VEZ QUE O OBJETIVO É A PROPAGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA PERMACULTURA  PARA ATINGIR O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL OU NÃO COM O INTUITO DE TORNÁ-LAS MAIS AUTÔNOMAS NO QUE DIZ RESPEITO À GARANTIA DE ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS INDIVIDUAIS OU COLETIVAS  E SUA MANUTENÇÃO. O ENSINO DA PERMACULTURA DEVE ULTRAPASSAR OS MUROS DA ESCOLA E GANHAR UM AMBIENTE PRÓPRIO ABERTO AO PÚBLICO: UMA INSTALAÇÃO PERMACULTURAL EDUCATIVA ONDE TODOS OS PROJETOS POSSAM SER VISTOS E EXPERIMENTADOS ALÉM DE UM LOCAL APROPRIADO PARA AULAS TEÓRICAS E  PRÁTICAS E DE COLETA SELETIVA. O EMPREENDIMENTO DEVE SER EXECUTADO NOS MOLDES PERMACULTURAIS BIOCONSTRUTIVOS SENDO NECESSÁRIO A PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DE PROFISSIONAIS COMPETENTES E HÁBEIS PARA ISSO. O EMPREENDIMENTO DEVE SER EXECUTADO EM 3 MESES NO MÍNIMO E 6 MESES NO MÁXIMO.

10. A iniciativa colabora com outros atores ou busca influenciar o desenvolvimento de outras iniciativas? De que forma? *

Este é o momento de compartilhar quem são as pessoas, redes ou organizações que estão na órbita de atuação da iniciativa, ou seja, com quem a iniciativa estabelece diálogo ou até mesmo desenvolve parcerias. Reflita e indique também se a iniciativa busca inspirar ou influenciar outros atores a desenvolverem atividades similares, que busquem os mesmos resultados, impactos e transformações. (Limite máximo 1500 caracteres)

A INICIATIVA NÃO É DIRECIONADA A UM PÚBLICO ESPECÍFICO, EMBORA PRIORITARIAMENTE DIRIGIDO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL DISPOSTAS A TRABALHAR EM EQUIPE COM O OBJETIVO DE PÔR EM PRÁTICA O QUE APRENDERAM E SEREM AGENTES PROPAGADORES DO CONHECIMENTO APRENDIDO, BUSCANDO INSPIRAR, INFLUENCIAR MAIS PESSOAS EM BUSCA DE MELHORIAS E OU SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS.

11. Na pergunta 2, você respondeu qual(is) desafio(s)/problema(s)/demanda(s) motivaram a criação da iniciativa e quais as estratégias desenhadas para resolvê-lo(s). Agora, queremos conhecer quais embasamentos teórico/científicos fundamentam essas  estratégias desenhadas. É fundamental que você descreva exemplos de ações que demonstrem a coerência entre os fundamentos teóricos e a prática. *

Certamente, a iniciativa desenvolveu uma base conceitual para definir sua metodologia e organizar suas atividades. Esse é o momento de compartilhar essas informações. Indique como a metodologia está estruturada para atingir os objetivos da iniciativa e dê exemplos de como as ações da estão conectadas com os fundamentos teóricos científicos. (Limite máximo 1500 caracteres)

Ex.: Educação Básica (Educação infantil, Ensino Fundamental I e II, Médio e EJA) - Prática: promover a interdisciplinaridade e empregar diferentes linguagens como recursos para os estudantes sistematizarem aprendizados com criatividade e autonomia. Fundamento Teórico: Adequação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 
Educação profissional e técnica - Prática: empregar tecnologias disponíveis e indispensáveis no mundo do trabalho para desenvolver conhecimentos, habilidades e competências. 
Educação não-formal - Prática: considerar os contextos de vida dos estudantes como conteúdos para as atividades didáticas que tem como objetivo desenvolver os conhecimentos, habilidades e competências. (Limite máximo 1500 caracteres)

EXEMPLIFICANDO O QUE FOI FEITO NO AMBIENTE ESCOLAR. A PRIORI, A INICIATIVA TEVE CARÁTER DIDÁTICO TEÓRICO: NESSE MOMENTO FORAM APRESENTADOS OS CONCEITOS, OS PRINCÍPIOS E ÉTICAS DA PERMACULTURA E A DIVISÃO DAS PRÁTICAS DOS PROJETOS POR ELEMENTOS ENVOLVIDOS RELACIONADOS A 4 ELEMENTOS DA MATÉRIA: TERRA, ÁGUA, FOGO E AR. SOBRE A TERRA, FORAM ENSINADAS TÉCNICAS BIOCONSTRUTIVAS E DE CULTIVO DO PRÓPRIO ALIMENTO INDEPENDENTEMENTE DO ESPAÇO DISPOSTO, SEU MANEJO E TÉCNICAS DE COMPOSTAGEM E FERTILIZAÇÃO. NO ELEMENTO ÁGUA, APRENDE-SE COMO CRIAR SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DA CHUVA, FILTRAGEM E REUSO, ALÉM DA INSTALAÇÃO DE BIODIGESTORES E OU FOSSAS ECOLÓGICAS. NO ELEMENTO FOGO, APRENDE-SE O MÉTODO DE CONSTRUIR FOGÕES ALTERNATIVOS E OUTROS SISTEMAS SIMILARES COMO O FOGÃO SOLAR E OS ALIMENTADOS POR ÓLEO DE COZINHA RECICLADO. POR FIM, NO ELEMENTO REFERENTE AO AR, APRENDE-SE QUAIS AS PLANTAS RESPONSÁVEIS EFICAZMENTE PELA FILTRAGEM DE POLUENTES DA ATMOSFERA DE UM AMBIENTE ALÉM DAS TÉCNICAS DE PODA, OBTENÇÃO E PROPAGAÇÃO DE MUDAS POR MERGULHIA, ESTAQUIA, ENXERTIA E ALPORQUIA.

12. Como a iniciativa pretende desenvolver competências, conhecimento significativo e aplicação na prática? Justifique com exemplos concretos. *


Caso a iniciativa tenha a intenção de desenvolver competências, habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados na prática e na vida cotidiana, descreva em quais ações realizadas essa intenção pode ser percebida. Indique também se os resultados da ação favorecem a geração de renda ou empregabilidade dos beneficiários. (Limite máximo 1500 caracteres)

APRENDER PERMACULTURA É PRATICÁ-LA. NA PRÁTICA DIÁRIA DESENVOLVEMOS AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA NOS TORNARMOS COMPETENTES. O CONHECIMENTO E SUA APLICAÇÃO É SIGNIFICATIVO POR SEU CARÁTER UTILITÁRIO DE INTERVENÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL DE PROBLEMAS COTIDIANOS E URGENTES E COM RESULTADOS CONCRETOS EM CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO. AO IMAGINARMOS UMA COMUNIDADE COM PRAÇAS E OU TERRENOS BALDIOS OCUPADOS POR INSTALAÇÕES PERMACULTURAIS SUSTENTÁVEIS E BIOCONSTRUÍDAS COM MATERIAIS RECICLADOS OU REUTILIZADOS ENCONTRADOS NO PRÓPRIO AMBIENTE,  COM ESTRUTURAS CAPAZES DE COLETAR E ARMAZENAR A ÁGUA DA CHUVA; LUGAR ONDE É POSSÍVEL CULTIVAR O PRÓPRIO ALIMENTO, TER UMA COZINHA COMUNITÁRIA COM FOGÕES ECOLÓGICOS DISPONÍVEIS PARA O PREPARO DAS REFEIÇÕES; TER ÁGUA TRATADA POR SISTEMAS DE FILTROS DE CARVÃO ATIVADO DISPONÍVEL PARA BEBER, TOMAR BANHO, LAVAR ROUPA, ALÉM DE SISTEMAS BIODIGESTORES QUE GARANTAM O SEU REUSO; TER BANHEIROS E FOSSAS ECOLÓGICAS PARA A GARANTIA DE UM AMBIENTE SANEADO. UMA ESCALA MAIOR DO QUE PODE OU É APLICADO NUM AMBIENTE DOMÉSTICO. QUANTO À GERAÇÃO DE RENDA, EXISTEM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS COMO RESTAURANTES E POUSADAS, QUE FAZEM USO DE UM OU MAIS PROJETOS APLICADOS COMO UM DIFERENCIAL ATRATIVO. A VENDA DE PRODUTOS ORGÂNICOS É A MAIS USUAL.

Como serão monitorados e avaliados os resultados da iniciativa? *


É fundamental que a iniciativa tenha processos de monitoramento e avaliação, para que, durante seu desenvolvimento, os resultados e impactos possam ser acompanhados e analisados. Para isso, existem várias metodologias de produção de metas, métricas e indicadores. Caso a iniciativa já tenha elaborado esse processo, compartilhe aqui e indique os principais marcos desse monitoramento, relacionando-os aos momentos-chave e principais produtos ou entregas da iniciativa. Caso não tenha ainda elaborado, esse é o momento! (Limite máximo 1500 caracteres)

PODEMOS DIZER QUE OS RESULTADOS DE INICIATIVAS PERMACULTURAIS NÃO PODEM EXATAMENTE SER MENSURADOS NUMERICAMENTE, PELO FATO DE TEREM RESULTADOS DE CARÁTER QUALITATIVOS, OU SEJA, SÃO PERCEPTÍVEIS AO OLHAR COMPARATIVO DO ANTES E DEPOIS. A PERMACULTURA CONSIDERA QUE QUANDO DEIXAMOS UM LUGAR MELHOR DO QUE O QUE ENCONTRAMOS JÁ É ALCANÇAR O PROPÓSITO. E ALCANÇAR O PROPÓSITO DEPENDE DE UMA TRANSFORMAÇÃO NÃO SÓ INDIVIDUAL, MAS COLETIVA, QUE SÓ PODE SER ATINGIDA POR MEIO DA CONSCIÊNCIA ADQUIRIDA PELA REFLEXÃO E DA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS PRÁTICOS SUSTENTÁVEIS NO ASPECTO SOCIOAMBIENTAL. EM SUMA, OS RESULTADOS DA INICIATIVA DEPENDEM QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE DA RECEPTIVIDADE E DA AÇÃO COMPROMISSADA DE QUEM SE PROPÕE A EXECUTAR.

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